Clubes

 

Os clubes esportivos da Universidade de Brasília são indispensáveis na política de esporte e lazer da instituição. Essas entidades autônomas contribuem para a presença da Universidade em competições oficiais e também para a integração acadêmica por meio de atividades de lazer.

 

Entre outras atribuições, cabe aos clubes registrados o acompanhamento de atletas e a realização de treinamentos para modalidades de representação. Por meio do Programa Multidisciplinar do Esporte Universitário, iniciativa dos decanatos de Assuntos Comunitários (DAC) e de Extensão (DEX), podem conceder créditos de extensão ou horas complementares.

 

Confira as vantagens de ter seu clube regularizado.

 

Atléticas

 

As atléticas são entidades estudantis promotoras de atividades recreativas e esportivas. Em geral vinculadas aos cursos de graduação, realizam eventos internos para integração acadêmica e, muitas vezes, disputam competições nacionais em conjunto com representantes de agremiações equivalentes.  


Essenciais para dar vida ao esporte comunitário, podem ser registradas junto à DEL. Assim como ocorre com os clubes, a formalização permite o reconhecimento institucional e possibilita a concessão de créditos ou horas complementares pelo envolvimento nas ações realizadas.

 

Confira as vantagens de ter sua atlética regularizada.   

 

Associação Esportiva


Principal entidade esportiva estudantil da Universidade, a UnB-AE tem entre suas competências a representação da Universidade junto às instituições oficiais do esporte universitário e a organização dos Jogos Internos (JIUnBs).


A entidade tem com dois conselhos instituídos: o deliberativo, com cinco membros, e o fiscal, com três. A UnB-AE conta com apoio técnico da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) e prevê a criação de um conselho consultivo. Os mandatos para os cargos eletivos da associação são de um ano.


Confira o estatuto e saiba quem são os membros da UnB-AE.