ARTES MARCIAIS

Atletas da UnB se preparam para competir com lutadores de todo o mundo

Hugo Costa - DEL/DAC

Pelo menos seis atletas vinculados à Universidade de Brasília viajam ainda este mês para a disputa de torneios de artes marciais ao redor do mundo. Kobe, no Japão, Macau, na China, e São Paulo capital são os palcos, respectivamente, das competições de karatê, kung fu – wushu e taekwondo. Todos os eventos são organizados pela Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu).

Representantes do karatê, Ana Paula Ilorca e Gabriel Hardy são os primeiros a arrumar as malas. Eles seguem no próximo dia 15 para Kobe, que sedia o mundial universitário a partir de 19 de julho. “Espero encontrar atletas de alto nível”, diz Ana Paula. “Vai ser uma experiência única”, avalia a estudante de Ciências Contábeis sobre a visita ao país de origem da modalidade. “Vai ser incrível. É uma oportunidade que sempre sonhei”, diz Gabriel, que estuda Ciências Naturais no campus de Planaltina.

Quem também está com o passaporte em dia para competir na Ásia são os lutadores de wushu Gabriel Nakamura e Jhonatan Bezerra. Eles disputam o mundial universitário, em Macau, na primeira semana de agosto. A viagem para Nakamura é mais curta. Em intercâmbio em Pequim, o estudante de Agronomia faz o deslocamento interno pouco antes da competição.

Viagens fazem parte da rotina dos estudantes-atletas. Foto: Hugo Costa - DEL/DAC

Jhonatan segue para a China em 29 de julho. “Costumo ficar mais nervoso na véspera. Agora estou tranquilo. Vou treinar o máximo que posso para dar o meu melhor durante a competição”, afirma o estudante de Educação Física. Ele terá a companhia do colega Davi Guimarães, que também compete e estuda em instituição privada de Taguatinga. “Estou bastante ansioso. É grande a expectativa para o meu primeiro mundial”, diz Davi.

Ainda este mês, Katielen Caixeta e Mickaele Musialowski começam a disputar o taekwondo no Fisu America Games, em São Paulo. “Pretendo ir forte para buscar bons resultados”, diz Katielen, que estuda Educação Física e preside o clube da modalidade. Aluna de Engenharia de Software no campus do Gama, Mickaele diz que não espera surpresas, apesar de se tratar de uma nova competição. “Acho que não vai ter muita diferença [de outros torneios]. A maioria das adversárias é conhecida”, conta ela, que começou a treinar há seis anos no Centro de Iniciação Esportiva em Ceilândia.

PORTAS ABERTAS – As oportunidades para os atletas vão além das competições. A maior parte dos representantes da UnB pôde ter contato e aprender com outras culturas graças ao esporte. De família de karatecas, Gabriel Hardy, conta que “dificilmente conheceria países como Turquia e Índia não fosse o karatê”. Ana Paula também já viajou o Brasil e foi à Bolívia em função de compromissos esportivo.

Jhonatan Bezerra fez viagens nacionais e competiu no Uruguai. Ele lembra ainda as portas que foram abertas para estudar no exterior com as experiências de Gabriel Nakamura e Angela Ximenes, que receberam bolsas integrais para estudar na China.

Mickaele Musialowski tem o passaporte carimbado por competição na Costa Rica e pretende competir na argentina em companhia de Katielen Caixeta. “Ainda não competi fora do país, mas já tive muitas oportunidades de viajar pelo Brasil. Foi pelo esporte que conheci cidades como Natal, Manaus e Porto Velho”, conta a presidente do Clube de Taekwondo da UnB.

Delegação da UnB

Foto: Arquivo Pessoal

Ana Paula Ilorca

Curso: Ciências Contábeis