CORRIDA

Campus do Gama tem tarde de confraternização com prova do Cross Cerrado

Hugo Costa - DEL/DAC

O esporte une pessoas e alivia rotinas. Essa constatação ficou clara na tarde desta quarta-feira (3) durante a etapa do Cross Cerrado da Faculdade UnB Gama (FGA). A comunidade universitária fez uma pausa no cotidiano de estudos para correr os 4,4 km da prova e receber dezenas de convidados. Ao todo, 90 pessoas participaram da corrida rústica que integra as comemorações dos dez anos do campus dedicado a engenharias.

Os pelotões feminino e masculino se agitavam nos minutos que antecediam a largada, realizada às 16h15. O estudante de engenharia aeroespacial Guilherme Mendonça estava lá para se exercitar e extravasar. “É um ótimo momento para deixar a rotina pesada que a gente tem aqui e praticar uma atividade física”, avalia ele, que comemora a volta às corridas “após três anos parado”.

Maior parte do trajeto é percorrida em terra batida

Colega de turma de Guilherme, William José Filho se inscreveu poucos minutos antes da corrida. O estudante destacou os benefícios do esporte na promoção da saúde e se mostrou satisfeito com o percurso. “Não posso participar de provas longas porque tenho um problema no quadril. Correr aqui é bom para mim”, diz ele, que chegou em terceiro na categoria de 16 a 25 anos.

Antes, durante e depois da prova havia interação entre as comunidades interna e externa, que era maioria. Os melhores tempos, aliás, foram de participantes que pela primeira vez visitaram a FGA. Líder entre as mulheres, Deuzelina Miranda de Souza saiu do Recanto das Emas para a corrida. “Estou feliz. Esse resultado é fruto dos treinos”, diz a corredora, que treinar todos os dias e já participou da tradicional Corrida de São Silvestre em São Paulo.

Confira a classificação final.

Arte: João Paulo de Alencar

Resultado Cross Cerrado FGA - Masculino

Resultado Cross Cerrado FGA - Feminino

A primeira colocação no masculino também ficou com um corredor experiente. Wilton Silva Alves liderou do início ao fim e conquistou pela segunda vez um troféu em etapa do Cross Cerrado. “Meu troféu anterior foi conquistado no campus da Asa Norte em 2015”, lembra. O atleta acumula participações em provas como a São Silvestre, a Volta do Lago Paranoá e a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte.

Prova integra comunidades. Foto: Hugo - DEL/DAC

MAIS PERTO DA COMUNIDADE – “Eventos como esse fazem o campus ter a convivência que ele merece”, comemora o diretor da FGA, Augusto César Brasil. Ele disse “ser um grande prazer” sediar a corrida e promover o campus regionalmente. Vice-diretor, Sandro Haddad, lembrou o décimo aniversário do campus e destacou a importância da aproximação com a comunidade local. “Há moradores que não sabem que a UnB está aqui”, diz.

Gestor da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC), Alexandre Rezende, felicitou os participantes pelo “momento de confraternização” e agradeceu a equipe da unidade pela promoção do evento. O coordenador da prova, Pedro Ivo Barbosa dos Santos, afirmou que “a prova deste ano foi bem melhor que a do ano passado” e que mobilizou mais corredores. “Tivemos bons retornos e algumas sugestões. Vamos nos aprimorando para as próximas etapas”, diz.

O Cross Cerrado é uma promoção da DEL em parceria com os campi. Em agosto foi a realizada a prova no campus de Ceilândia. Outras duas etapas (Darcy Ribeiro e UnB Planaltina) estão com inscrições abertas. Participe!