ESPORTE COMUNITÁRIO

FCE, FGA e FUP vão contar com oferta regular de atividades físicas

Hugo Costa - DEL/DAC

Programa Segundo Tempo Universitário, Cross Cerrado e manhãs de lazer estão no radar esportivo dos três campi da Universidade de Brasília fora do Plano Piloto. Diálogos entre gestores das unidades e da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) têm definido as agendas de práticas de atividades físicas. Três encontros para acertar datas foram realizados este mês.

A primeira roda de conversas foi realizada dia 13 na Faculdade UnB Planaltina (FUP). Lá, assim como nas faculdades de Ceilândia (FCE) e do Gama (FGA), visitadas na semana seguinte, ficou definida a realização de duas manhãs de lazer por semestre. Promovida pela primeira vez, a ação vai oferecer atividades recreativas abertas à comunidade aos sábados. Confira agenda abaixo.

Outra novidade aguardada é o início do Programa Segundo Tempo Universitário, que vai abrir 300 vagas para a comunidade universitária de cada campus. A expectativa é de que as inscrições comecem ainda no primeiro semestre letivo. As modalidades ofertadas foram escolhidas por meio de consulta pela internet.

As edições do Cross Cerrado também foram definidas nos encontros. No primeiro semestre, FUP e Darcy Ribeiro recebem as corridas rústicas. Após as férias de inverno, FCE e FGA serão os palcos das provas.

Arte: João Paulo de Alencar- DEL|DAC

A realização de ações do Projeto Recreando, a participação em torneios de trabalhadores e a necessidade de melhorias nas instalações esportivas nos campi foram outros pontos mencionados nas reuniões. Gestores de Ceilândia e do Gama reivindicaram, por exemplo, a recuperação de pisos e a instalação de tabelas de basquete nas quadras poliesportivas. “Tivemos uma receptividade muito boa nesses encontros. Esse sentimento de parceria é fundamental para entendermos e atendermos as demandas”, diz o diretor da DEL, Alexandre Rezende.

Diretores Alexandre Rezende (E) e Araken Werneck Rodrigues e técnicos da DEL Carlos Alberto Diniz e Ana Kelly Belato em reunião na FCE

BENEFÍCIOS DO ESPORTE – O impacto da prática desportiva para a formação dos estudantes e o bem-estar dos trabalhadores foram destacados pelos diretores dos campi. “O esporte é fundamental para a promoção da saúde física e mental”, avalia o diretor da FCE, campus com cinco cursos de graduação na área de saúde.

“Ter essa diversidade na oferta de esporte é importante. É bom internamente e também para a integração com a comunidade local”, avalia o diretor da FUP, Marcelo Bizerril. Ele lembra que a participação externa nas provas do Cross Cerrada costuma ser expressiva. O gestor diz ainda que o êxito das iniciativas afasta a ideia de que seria necessário ter educação física em todos os campi.

Vice-diretor da FGA, Sandro Haddad, recebe técnicos da DEL

O vice-diretor da FGA, Sandro Haddad, enfatizou o engajamento da comunidade universitária local na organização de eventos e disse que a direção vai “dar todo o apoio necessário para aumentar a oferta de esporte”. Ele classificou as ações propostas pela DEL como “extremamente positivas” para proporcionar mais momentos de lazer e descontração em uma unidade destinada a ensino, pesquisa e extensão em engenharia.

O diretor Alexandre Rezende avalia que a ampliação da comunicação entre os campi é um dos benefícios das reuniões. “É importante que tenhamos essa articulação. Já deixamos acertada a colaboração para comunicar a comunidade sobre as oportunidades que serão oferecidas”, diz.