SALTOS ORNAMENTAIS

Competição reúne principais atletas do país na modalidade e é seletiva para disputas internacionais

Júlio Minasi - DEL/DAC

A 49ª edição do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais vai ser realizada entre 20 e 23 de março no centro de excelência da modalidade na Universidade de Brasília. A competição é organizada pela nova Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (CBSO) e serve como seletiva para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que estará em disputa em julho na Coreia do Sul. Também é classificatória para os Jogos Pan-Americanos, no Peru, e o Grand Prix, na Itália, agendados para o mesmo mês.

A abertura oficial do evento e o início das provas estão agendados para 9h de 20 de março. Todas as etapas são abertas ao público, sem cobrança de ingresso. O Centro de Excelência em Saltos Ornamentais está no Centro Olímpico da UnB, localizado abaixo da Via L4 Norte nas imediações da Faculdade de Educação Física.

Referência na modalidade, a capital do país revelou expoentes da modalidade como César Castro e Hugo Parisi. O último integra projeto de parceria entre a Universidade e o governo federal que mantém as atividades do centro de excelência. “Brasília é também a capital dos saltos ornamentais. Trazer um evento como esse mostra o quanto a cidade é importante para o esporte”, afirma Parisi, campeão sul-americano e ex-atleta olímpico.

Centro de Excelência em Saltos Ornamentais tem atividades permanentes de parceria entre a Universidade e o governo federal. Foto: Júlio Minasi - DEL/DAC

SALTOS BRASIL – O Troféu Brasil marca a estreia da CBSO na promoção de eventos. A entidade, também batizada de Saltos Brasil, busca expandir a visibilidade e atrair mais investimentos para o esporte. A previsão dos gestores é que ainda este mês a instituição firme parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

“Essa parceria visa o fortalecimento dos clubes e a formação de mais treinadores, visando à difusão e ao desenvolvimento da modalidade”, afirma o presidente da Saltos Brasil, Ricardo Moreira. “A ideia é que a Saltos Brasil contribua para o desenvolvimento dos saltos ornamentais no país, na realização de competições, desenvolvimento da base, preparação de atletas de alto nível e representação em competições internacionais”, diz.

Texto com informações da assessoria do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais.