JOGOS UNIVERSITÁRIOS

Seletiva vai indicar trabalho da UnB para concorrer aos JUBs. Edição 2019 dos jogos está agendada para Salvador

Divulgação CBDU

Desde 2016, artigos científicos valem medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A Universidade de Brasília representou o Distrito Federal nas três edições realizadas e quer aprimorar a seleção interna. Para isso, vai promover seletiva no mês de julho. Os dois trabalhos acadêmicos mais bem avaliados – um de cada naipe – garantem indicação para a fase final dos JUBs, em outubro, em Salvador.

Podem participar da seletiva estudantes de graduação e de pós-graduação com matrícula regular. Os nomes dos vencedores serão informados à Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (Fesu), responsável por apresentar a relação dos competidores locais à Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), entidade realizadora dos JUBs. A classificação para os jogos dá direito a transporte, alimentação e hospedagem na capital baiana.

A competição interna segue o mesmo regulamento da última edição dos JUBs. Há três possibilidades de submissão de trabalhos: artigos originais, de 6 a 20 páginas, artigos de revisão de 10 a 30 páginas, e relatos de experiência (em formato de artigo), com até 10 páginas. O material completo com a identificação do estudante deve ser encaminhado ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 30 de junho.

Graduada em Educação Física, Francielly Prado representou a UnB nos JUBs 2016. Fonte: Luís Gustavo Prado

Os participantes também vão realizar apresentações de 12 a 15 minutos à banca examinadora da seletiva, composta por professores da Faculdade de Educação Física (FEF) e técnicos da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC).

“Essa competição é mais uma aproximação do esporte de sua dimensão acadêmica”, afirma o diretor da DEL, Alexandre Rezende. “A modalidade agrega um sentido institucional e atende a expectativa de se aliar esporte e ciência”, complementa.

JIUnBs – É possível que a seletiva integre os Jogos Internos da Universidade de Brasília (JIUnBs). A novidade está em discussão entre a DEL e a Associação Esportiva UnB (UnB-AE). O cronograma com datas de apresentação e da divulgação dos resultados será publicado em abril.