Disciplina de verão tem vagas esgotadas

Todas as 800 vagas de Prática Desportiva foram preenchidas. As oito modalidades ofertadas são uma oportunidade para quem é iniciante ou para quem já pratica esporte e deseja se manter ativo durante as férias. As atividades voltadas para o lazer, motivam a participação dos alunos fora do período letivo.

“Investir em esporte e lazer na Universidade é garantia de participação, saúde e qualidade de vida”, segundo André Reis professor da FEF. Diante de casos de depressão entre alguns alunos, a agenda também é voltada para a saúde mental: “Estamos dando uma resposta ao anseio da comunidade universitária”, diz.

A Prática Desportiva faz parte do programa Segundo Tempo Universitário, projeto que tem por finalidade o incentivo ao esporte, em parceria com a Diretoria de Esporte e Lazer (DEAC), a Faculdade de Educação Física (FEF) e o Ministério da Cidadania. Atualmente, há nove núcleos na UnB, cada um beneficia cem alunos, a DEAC foi contemplada com três núcleos, financiados pelo Ministério da Cidadania.

O diretor da DEAC, Alexandre Rezende quer repetir a iniciativa no primeiro semestre de 2020, e deve ampliar o número de vagas. Ele agradece a parceria com a FEF na oferta da disciplina que, segundo ele, “possibilitou a divulgação e a inscrição dos estudantes, tendo em vista que além da oportunidade de prática esportiva e lazer, o estudante é contemplado com créditos”.

A estudante de engenharia florestal Larisse Rodrigues de Jesus gostou da oferta e diz que começou a praticar esporte após ingressar na UnB, por meio da Prática Desportiva, e que já participou de meditação ativa e karatê durante os dois semestres de 2019. Nas aulas de verão deste ano, optou por vôlei, modalidade que também nunca havia praticado. No futuro, pretende participar da turma de caiaque.

Hidrate-se

Para uma melhor experiência e um desempenho mais eficiente, a nutricionista Jamile Morais orienta os praticantes de atividade física a não esperar sentir sede para beber água. A adoção de um plano de hidratação facilita o controle de reposição de líquidos. Isso, porém, tratando-se de água, pois alguns líquidos têm componentes que causam a desidratação.

Texto de Jeovana Silva com supervisão de Hugo Costa