COMUNIDADE

Turmas do campus de Ceilândia e do Darcy Ribeiro retornam em fevereiro e março. Participação é de graça

A oferta de aulas gratuitas de defesa pessoal e jiu-jitsu  na Universidade de Brasília vai ter continuidade em 2020. Os encontros semanais, ministrados no campus Darcy Ribeiro e na Faculdade UnB Ceilândia (FCE), têm como público-alvo mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTI+. Em Ceilândia, o foco é o Jiu-jitsu e as atividades começam nesta quarta-feira (12), às 18h, no prédio da Unidade Acadêmica. Não há necessidade de inscrição prévia. Voltados para defesa pessoal, os treinos no Darcy começam em 17 de março com 75 vagas a serem preenchidas por formulário na internet.

Os técnico-administrativos e instrutores voluntários Ricardo Monteiro e Max Muller são os responsáveis pelo ensino de técnicas que buscam promover a autoproteção dos participantes. A ação dos servidores dá continuidade a projeto idealizado por Yvone Magalhães Duarte. Primeira faixa preta em jiu-jitsu no Brasil, ela estará presente na primeira aula deste ano na FCE.

Os treinos em Ceilândia serão realizados às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h às 20h, com o último dia reservado a técnicas de defesa pessoal. A participação é aberta à comunidade externa.

No Darcy Ribeiro, as turmas serão divididas entre iniciantes (segundas-feiras) e avançados (quartas-feiras). Os encontros ocorrem, das 16h às 18h, no Núcleo de Dança e Vivência (SG-10). A turma avançada é destinada a alunos que frequentaram as aulas do ano anterior. A proposta é capacitá-los a agir diante de uma ameaça envolvendo dois ou mais oponentes, assim como agir quando estiver acompanhado de uma pessoa que não conhece os fundamentos da defesa pessoal.

Não há necessidade de habilidades na modalidade ou a utilização de kimono para iniciar nos treinamentos. Segundo os instrutores, a proposta é simular a ação diante de ameaças reais fora do ambiente de aprendizado.

O projeto é uma realização da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC/DAC) em parcerias com a Diretoria da Diversidade (DIV/DAC) e  do Projeto de Extensão Escuta Diversa.

Atenção: A turma iniciante já está com todas as vagas preenchidas. Ainda é possível realizar a inscrição, mas ela será alocada no cadastro reserva.

Clique no link a seguir para fazer sua inscrição nas aulas de defesa pessoal para iniciantes (Darcy Ribeiro)

Texto de Jeovanna Silva com a supervisão de Hugo Costa