JUBs 2017

Representantes da UnB aprovam cerimônia. Xadrez já fez sua estreia na competição

Júlio Minasi

A tradição regional do fogaréu esteve presente na abertura dos 65º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) realizada na noite desta quinta-feira (19), em Goiânia. Uma pequena procissão, como as que ocorrem no interior do estado, adentrou ao Ginásio Vermelho com o fogo que foi transferido para tocha e elevado à pira olímpica. O responsável pelo acendimento foi o atleta local Eduardo Felter.

“Achei a abertura impressionante. Foi legal incluírem elementos regionais na cerimônia”, disse o estudante de Engenharia Aeroespacial Rodolfo Bastos, que representa a Universidade de Brasília no Taekwondo, modalidade estreante nos JUBs. A futura fisioterapeuta Geovana Santos concordou. “Foi uma abertura muito boa, que abriu espaço para mostrar a cultura de Goiás”, avaliou ela, que estuda Fisioterapia na UnB Ceilândia.

Antes da festa com o fogo, autoridades estaduais deram as boas-vindas aos atletas. “Sejam todos bem-vindos à terra da poesia de Cora Coralina, dos aromas, dos sabores”, disse o governador em exercício, que lembrou outras riquezas culturais goianas.

O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) classificou como heróis “os que fomentam o esporte nacional”. Também elogiou os atletas por conseguirem conciliar estudo e esporte de rendimento. O gestor esteve acompanhado do russo Oleg Matytsin, que preside a Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu) e fez breve discurso aos presentes.

Alvaro e Gustavo buscam recuperação nesta sexta

XADREZ – Antes mesmo da abertura, como é tradição, os enxadristas começaram a competir. Raíssa Vieira trouxe a primeira vitória para a UnB. Júlia Figueiredo, Alvaro Noguerol e Gustavo Lins não tiveram a mesma sorte. Os quatro voltam a se concentrar nos tabuleiros nesta sexta-feira. A modalidade está sediada em Trindade, município vizinho à capital goiana.