JUBs 2017

Judoca garante o segundo ouro e a quarta medalha para a UnB nos jogos universitários

Júlio Minasi

O favoritismo da campeã foi confirmado. Luana Costa venceu quatro lutas e conquistou, neste sábado (21), o ouro nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2017. Está é a primeira medalha do judô e a quarta da Universidade de Brasília, que também já tem medalhas no atletismo e no taekwondo.

O alto do pódio não é novidade para Luana. Só este ano ela já acumula os títulos juniores sulamericano e brasileiro na categoria leve, até 47 kg. Ainda assim, a vitória nos JUBs não é tratada como apenas mais uma. “É sempre muito prazeroso ser campeã. Vencer aqui é importante”, diz a estudante da Faculdade Educação Física.

Na modalidade há dez anos, a atleta, de 18, conhece a maioria das competidoras nos JUBs. “O nível está muito bom”, afirma. Curiosamente, a adversária na final, a paraibana xyz. Era uma das poucas que ela não havia enfrentado. “Nesses casos, tento ser mais cautelosa no primeiro minuto de luta”, explica.

O técnico do judô, Alexandre Ribeiro, elogia o desempenho e qualidade técnica e a disposição de Luana.  “Não é à toa que ela tem títulos expressivos e foi campeã mais uma vez”, diz.