ESPORTE COMUNITÁRIO

Esporte toma conta do prédio mais conhecido da Universidade

Pés, peito, cabeça, coxa. Quem passava pelo Udefinho às segundas e sextas entre 12h e 14h neste semestre se deparava com os tradicionais fundamentos do futevôlei. Jogado de forma adaptada, com direito a um quique por jogada, saque pelo alto e no piso duro, a modalidade já havia feito sucesso como uma das opções ofertadas no Projeto Recreando, no primeiro semestre. No segundo semestre, integrou o Projeto MovimentAção – Oficinas Esportivas e alcançou um número ainda maior de estudantes, chegando a reunir vinte pessoas em apenas um dia.

Cena insólita se tornou rotina: estudantes praticam futevôlei em meio ao ICC

“O Projeto MovimentAção oferece a prática do futevôlei todas as segundas e sextas no Udefinho da UnB e desde que começou, o interesse dos estudantes só aumentou”, explica Vitor Sá, 21, bolsista da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL) e tutor de esporte comunitário, responsável pelas atividades de futevôlei. “É uma ótima oportunidade de lazer para os universitários. Para quem sabe e para quem não sabe também, só chegar e aprender. É pura integração. Realizamos um torneio simples e já foi ótimo ver o interesse dos participantes. Espero que no futuro alunos de mais cursos participem e que mais pessoas fiquem sabendo do projeto, porque é sensacional”, avalia.

“O projeto em si é um incentivo muito forte ao esporte no ambiente universitário, promovendo o lazer por meio de diversas modalidades. Em especial a vertente do futevôlei nos cativou, até pelo fato de estar indiretamente ligada ao futebol, o esporte do coração de todo brasileiro”, afirma Leonardo Lopes Quermes, estudante de Agronomia.

Da esquerda para a direita, Cristiano Navarro (DEL), Vitor Sá (tutor), Guilherme Suppa (vice), Leonardo Quermes (campeão), Eduardo Leão (vice) e Pedro Gomes (campeão)

Os futuros agrônomos aderiram em peso à atividade, primeiro devido à localização próxima ao seu Centro Acadêmico e em seguida porque acabaram criando o hábito de passar o horário de almoço praticando o esporte. Quermes, com o parceiro Pedro Gomes, foi campeão em um torneio aberto a toda comunidade na sexta-feira (1), derrotando na final os colegas Guilherme Suppa e Eduardo Leão. O Udefinho será palco de mais um torneio na modalidade em 8 de dezembro, com inscrições na hora no local.

O Projeto MovimentAção, com oficinas esportivas em nove modalidades fixas, e o Clube de Corrida e Caminhada são projetos da DEL que continuarão ocorrendo no período do verão. O Projeto Recreando, que alterna 13 esportes às terças e quintas, será retomado na segunda semana de janeiro. Qualquer pessoa está apta a participar.