Iniciativa governamental premia destaques de 51 modalidades no Distrito Federal

Pelo menos seis atletas vinculados à Universidade de Brasília estão entre os vencedores do Prêmio Brasília Esporte, concedido na noite de quarta-feira (11), em solenidade promovida pelo governo local e pelo Sesi, no auditório da Imprensa Nacional. Os premiados identificados pela Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) são: Amanda Costa, da canoagem, Bernardo Oliveira, do tiro com arco, Cecília Arcoverde, do handebol, Laura Caetano, do golfe, Luciana Bex, do Remo, e Matheus Takaki, do judô.
Ao todo, o prêmio reconheceu destaques de 51 modalidades olímpicas e paralímpicas. “Recebemos com muita alegria esse resultado. É mais um reconhecimento da importância desses atletas talentosos e dedicados que tanto nos orgulham”, afirma o coordenador de esporte da DEL, Carlos Alberto Diniz. Ele diz que a lista de condecorados da UnB pode ser ainda maior. “Temos atletas que ainda não tem registro na Diretoria. É possível termos mais representantes na lista”.

“Fico muito, muito feliz. Fui indicada pelas atletas do time e ser escolhida foi ótimo”, diz Cecília Arcoverde. Ela, que estuda Engenharia Civil, também foi eleita a melhor ponta direita da liga Centro-Oeste em 2017. “Isso mostra que a universidade pública tem esporte e precisa ser valorizada”, avalia.
O judoca Matheus Takaki ingressa em agosto na Faculdade de Educação Física e já promete trazer muitas conquistas para a instituição. “Treino desde sempre e é muito bom receber um prêmio como esse. Demonstra que a gente também tem apoio do governo e isso é um estímulo a mais”, diz.
“Essa é uma conquista que não é só minha. Tem a participação de técnicos, nutricionista e também da UnB”, diz a futura profissional de Educação Física, Amanda Costa. “Foi graças a Universidade que comecei na canoagem”, conta ela, que iniciou a prática no Centro Olímpico em 2013.
Atleta olímpico e estudante de Engenharia Mecânica, Bernardo Oliveira agradece a iniciativa do prêmio e menciona a “vocação esportiva” da cidade. “Fico muito feliz. É legal ver essa iniciativa da Secretaria de Esporte para estimular o esporte em Brasília, que tem tanta gente boa e espaços importantes como o Parque da Cidade e o Lago Paranoá”, avalia ele, que competiu na Rio 2016.
A DEL não conseguiu contatar Laura Caetano, estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e Luciana Bex, docente da Faculdade de Educação Física. Confira a lista completa dos premiados.