Última edição do ano foi realizada no Campus Darcy Ribeiro.
Texto: Jeovana Silva – Bolsista, CEL/UnB
Neste sábado (05) foi realizada a última edição do Cross Cerrado no Campus Darcy Ribeiro, o percurso de 5 km foi dividido em duas voltas, a primeira foi feita na parte externa próxima ao lago, e a segunda foi feita entre as quadras e ao redor da pista de atletismo. As categorias foram divididas entre as idades: 16 a 25, 26 a 45 e a partir de 46 anos. A largada foi dada às 10h.

A estudante do primeiro semestre de odontologia Antônia Vitória da Silva Dias liderou a corrida ao ganhar em primeiro lugar (25min04s) na categoria de idade e geral. Antônia já praticou esportes como ginástica rítmica, futevôlei e voleibol.
“Comecei há dois anos a praticar a corrida como um esporte”, disse.
A musculação faz parte da sua preparação física assim como a sua participação na assessoria de esporte Radical Lets Run onde segundo ela “um motiva o outro”.

Apoio Familiar
A estudante Juliana Portela contou com o apoio da mãe, Auricélia Portela.
“Eu digo para ela que a gente cursa junto, mas só ela vai receber o diploma”, disse Auricélia.
Juliana é estudante da UnB e pratica kickboxing e muaythai.
“Uma das coisas que me fez participar da Prática Desportiva e da corrida foi porque é uma forma de aliviar o estresse e melhorar a saúde mental, a universidade sobrecarrega muito a gente, então é uma forma de equilibrar as coisas”, disse.
Auricélia conta que quem incentivou as duas a praticar atividades físicas foi o irmão. Ela elogia o esforço de Juliana e diz que as duas participam de todas as corridas juntas, com exceção do Cross Cerrado. Apesar de não ter participado Auricélia acompanhou e incentivou a filha durante o percurso.

Inspiração
Apesar de correr 300 metros adicionais Irani Pereira de Castro, 66 anos, ganhou em terceiro lugar (33min30s) na categoria de idade, e em 11º no geral feminino. Irani participou pela primeira vez do Cross Cerrado, ela conta que se distraiu e por conta disso correu alguns metros a mais, mas afirma que pretende participar das próximas edições.
“Gostei de tudo, que se repita”, elogia.






