
A competição é classificatória para a etapa nacional do esporte universitário, os Jogos Universitários de Praia (JUBs Praia), que acontecerá em 2024.
Noventa e nove estudantes-atletas representam a Universidade de Brasília (UnB) em todas as modalidades dos Jogos Universitários do Distrito Federal (JUDF Praia). A competição conta com nove modalidades: Basquete 3×3, Beach Hand, Beach Soccer, Beach Tennis, Futevôlei, Futmesa, Skate, Vôlei de Praia e Vôlei 4×4 Misto. As disputas tiveram início no dia 27 de outubro e seguem até 30 de novembro. Além de fomentar o esporte universitário local, o JUDF Praia, realizado pela Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (FESU), é etapa classificatória para selecionar os representantes do DF para os Jogos Universitários Brasileiros Praia 2024 (JUBs Praia).
Equipes classificadas para o JUBs Praia:
- Beach Hand (masculino e feminino);
- Futevôlei (masculino e feminino);
- Beach Tênis (masculino);
- Beach soccer (feminino);
- Beach soccer (masculino);
- Basquete 3×3 (feminino);
- Wrestling (masculino);
- Futmesa (masculino)

O Beach Soccer masculino brilha, após um empate emocionante de 4 a 4 contra a equipe da UDF, levando a batalha para os pênaltis. No final, a UnB mostrou nervos de aço e venceu por 8 a 6!
O time feminino de Beach Hand se classificou ao vencer por 2 a 1 a Anhanguera Taguatinga nas duas rodadas. Já a equipe masculina disputou o ouro com a UPIS e garantiu a classificação com o placar de 2 a 0 nas duas rodadas. No Beach Tênis a dupla Guilherme Pereira e Samuel Freitas tiveram classificação direta.
Na final do Futevôlei teve UnB em dobro, a dupla feminina Júlia Silva Carvalho e Marina Batista ficaram em primeiro e Laura Melo e Adriana Pereira ficaram em segundo. No Futevôlei masculino, Felipe Aguiar e Felipe Camelo conquistaram o ouro e a prata ficou com a dupla Tales Ribeiro e Vitor de Oliveira.
Texto: Jeovana Carvalho – bolsista