Comportamentos dietéticos que podem perturbar o Sono 

Você costuma comer muito em refeição noturna?
Saiba que esse hábito pode estar atrapalhando o seu sono!

Há muito se sabe que boas noites de sono faz um bem enorme para nossa saúde física e mental. Quando dormimos bem despertamos com muito mais disposição para realizar as atividades do dia como trabalhar, estudar, praticar esporte e até de fazer boas escolhas alimentares ao longo do dia. 

Muitos fatores podem atrapalhar nosso sono, entre esses, os relacionados a determinados Comportamentos Dietéticos, como por exemplo, comer muito em refeição noturna.  

Nosso organismo é regido por relógios internos e, sua ritmicidade como: metabolismo, motilidade gastrointestinal, produção de hormônios e neurotransmissores estão intimamente relacionados ao claro e escuro, não esqueçamos que nós, seres humanos, somos uma espécie diurna, o que quer dizer que as diversas funções do nosso organismo funcionam relacionados com o ciclo claro e escuro com o ritmo circadiano (alterações comportamentais, fisiológicas e moleculares com uma duração de ciclo de aproximadamente 24 horas).  

Assim, quando fazemos grande refeição após o pôr do Sol, estamos de certo modo interferindo diretamente no sistema circadiano por manter em circulação o cortisol, hormônio que sustenta o estado de alerta, que vai prolongar o tempo da transição do estado de vigília para o de sono. Uma outra questão é a que diz respeito ao efeito termogênico da digestão que altera, naturalmente, a temperatura corporal que por sua vez, exige ação do hipotálamo (região do encéfalo) para a regulação da temperatura do corpo, bem no momento, em que o hipotálamo precisa reger os hormônios do sono. Uma outra questão: é que em razão de menor atividade do organismo no horário noturno, refeição de grande porte gera azia e má digestão além do que, o volume gástrico aumentado gera maior desconforto físico, prejudicando a consolidação do início do sono, por conseguinte, o sono contínuo. 

Minha dica: evite comer muito em refeição noturna. Procure distribuir bem o volume de suas refeições ao longo do dia, reservando os de maiores para refeições, preferencialmente, no matutino. No noturno, opte por pequenas ou médias porções e os componha por alimentos menos calórico e de fácil digestão. 

Bom Sono!

Escrito por: Jamilie Lima, Nutricionista CRN1-234.

Editado por: Rafael Zonta, Secretário Executivo.

 

Referências Bibliográficas 

SERIN, Y; TEK, N.A – Effect of Circadian Rhythm on Metabolic Processes and the Regulation of Energy Balance – Annals of Nutrition and Metabolism, 2019. Disponível em https://www.karger.com/Article/FullText/500071- Acessado em julho de 2024. 

CRISPIM, C.A; ZIMBERG, I.Z; REIS, B.G dos; DINIZ, R.M; TUFIK. S; MELLO, M.T de -Relationship between Food Intake and Sleep Pattern in Healthy Individuals. Journal of Clinical Sleep Medicine. 2011. Disponível em https://jcsm.aasm.org/doi/full/10.5664/jcsm.1476. Acessado em junho de 2024. 

Pular para o conteúdo