Seu prato é colorido ou monocromático? Saiba que comida pouco variada pode ser uma grande inimiga do sono.


Sim, porque comida pouco variada pode limitar o acesso aos nutrientes presentes nos diversos grupos de alimentos (carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais, fibras) que compõem uma dieta. Efeitos benéficos sobre a qualidade e duração do sono são percebidos quando se melhora o status de vitaminas, de minerais, de fibras dietéticas, de compostos bioativos (polifenóis, carotenoides, glicosinolatos, etc..), de triptofano, de gorduras poliinsaturadas como ômega 3, na alimentação.
Dietas pobres em fibras e alta ingestão de gordura saturada estão associadas a um sono mais leve em adultos saudáveis. Dietas pouco variadas e as desreguladas podem levar a deficiências nutricionais importantes, pois nutrientes como vit. B12, vit. B6, Triptofano, Melatonina, vit. E, vit. C, vit. D e outras são responsáveis pela regulação de neurotransmissores e hormônios do sono.
Minha dica: diversifique o consumo de alimentos ao longo do dia. Prato colorido é mais saudável que prato monocromático. Monte seu prato com pelo menos dois terços dos alimentos de origem vegetal. E, para melhor cuidar de sua alimentação, sempre que possível, veja as diversas orientações disponíveis no Guia Alimentar para População Brasileira.
Bom sono!
Escrito por: Jamilie Lima, Nutricionista CRN1-234.
Edição de texto: Rafael Zonta, Secretário Executivo.
Referências Bibliográficas
MARIE, Pierre St-onge; ANJA, Mikic; CARA e PETROLUNGO – Efeitos da dieta na qualidade do sono. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5015038/. Acessado em junho/2024
Guia Alimentar para População Brasileira. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/publicacoes-para-promocao-a-saude/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf/view. Acessado em julho/2024