Universidade de Brasília acumula conquistas nos maiores JUBs da história

Estudantes-atletas da UnB garantem 13 medalhas e quase dobram o número de subidas ao pódio em relação à edição anterior dos Jogos Universitários

Rebeca e Heloá, dos saltos ornamentais, contribuíram para campanha vitoriosa da UnB. Foto: CEL/Deac/DAC UnB

A olimpíada do esporte universitário chegou ao fim no sábado (19), com a despedida em Brasília de delegações de todo o país. Segundo a organização, mais de 7 mil estudantes participaram da que foi apontada como a maior edição dos 89 anos de história dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). E a participação da UnB esteve à altura da festa. Os representantes da Universidade conquistaram duas medalhas de ouro, dez de prata e uma de bronze.

Dividida em duas etapas, a competição começou bem para a UnB com oito medalhas já na semana inicial, que teve o paratleta João Victor Melo como um dos destaques. Na segunda etapa foram mais cinco medalhas. Além das três conquistas de Heloá Camelo e Rebeca Santana nos saltos ornamentais, a delegação subiu ao pódio nos eSports com as equipes de Counter Strike 2 e Valorant. O desempenho em Brasília superou em seis medalhas o obtido na edição passada dos jogos, em Joinville (SC).

  • Confira as medalhas da UnB nos JUBs 2024:

    Ouro
    Jiu-jitsu – Brendo Bezerra
    Saltos ornamentais – Heloá Camelo

    Prata
    Atletismo – Lucas Campbell
    Atletismo paradesportivo – João Victor Melo
    Basquete X1 – Gabriela Sena
    Clash Royale (eSports) – Daniele Vieira
    Counter Strike 2 (eSports) – Equipe
    Judô – Arthur Garcia
    League of Legends (eSports) – Equipe
    Saltos ornamentais – Heloá Camelo
    Saltos ornamentais – Rebeca Santana
    Valorant (eSports) – Equipe

    Bronze
    Atletismo paradesportivo – João Victor Melo

Confira quem foram os representantes da UnB nos Jogos Universitários Brasileiros.

“Esses feitos reforçam o nível de excelência esportiva dos nossos atletas e o papel da UnB no cenário do esporte universitário brasileiro”, avalia o coordenador de Esporte e Lazer (CEL/Deac/DAC), Arthur Sardinha. “O esforço diário, o treino com dedicação e a paixão pelo esporte resultaram em medalhas que são motivo de grande orgulho para seus familiares, colegas de delegação e para toda a UnB”, completa.

Após assessorar de perto a delegação, Arthur afirmou que os atletas “transformaram um sonho em realidade” e afirmou que é possível ir além: “O sucesso de vocês nesta competição universitária é apenas o começo, o primeiro passo rumo a conquistas ainda maiores. Continuem firmes, pois o mundo os espera.”

Mais de 7 mil estudantes-atletas movimentaram Brasília durante os jogos universitários. Foto: Felipe Sóstenes/CBDU

PARA A HISTÓRIA – A dimensão dos jogos de Brasília tem sido destacada desde a abertura pelas principais lideranças da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e pela Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (Fesu), entidades realizadoras dos JUBs.

O presidente da CBDU, Luciano Cabral, afirmou que esta edição apresenta o maior grupo de atletas já reunidos na competição. A presidente da Fesu, Tatiana Weysfield, também mencionou os jogos deste ano como “os maiores da história”.

Durante os 12 dias de competição, atletas, técnicos, gestores e colaboradores ocuparam 18 hotéis e movimentaram 13 locais de competição, entre eles o Centro Olímpico da UnB. Ao todo, foram entregues 2.661 medalhas em 31 modalidades. Ano que vem tem mais. E o sarrafo para a próxima sede, ainda não anunciada, certamente subiu.

Pular para o conteúdo