Atividades reuniram participantes de 15 unidades da federação

Uma das artes marciais japonesas mais difundidas no mundo está cada vez mais presente na Universidade de Brasília. No fim de semana, o Centro Olímpico sediou o I Seminário Nacional de Arbitragem de Credenciamento de Árbitros da Confederação Brasileira de Karatê-Do Tradicional (CBKT). O evento reuniu 50 pessoas de 14 estados e do Distrito Federal.
O propósito do seminário é capacitar e qualificar árbitros para competições nacionais. De acordo com o coordenador do Projeto de Extensão e a Ação Contínua (PEAC) de Karatê na UnB, Victor Lage, a realização traz “perspectiva acadêmica, comprometida com a qualidade da formação de recursos humanos e a produção de conhecimentos atrelados à realidade social e esportiva brasileira”.

Lage, que é docente na Faculdade de Educação Física (FEF), avalia o evento como “parte indispensável da interação entre a Universidade e a sociedade”. O PEAC de Karatê integra o Programa Multidisciplinar do Esporte Universitário e atua na promoção do esporte comunitário e de representação. Detalhes do projeto estão disponíveis em www.karate.unb.br.
O seminário é fruto de parceria entre FEF, PEAC de Karatê, Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) e CBKT. A confederação esteve representada por seus diretores, os senseis Eckener de Pereira Cardoso Sobrinho, Sergio Bastos, Arthur Prisco Paraíso Rêgo, Antonio Walger e Kazuo Nagamine.