Laboratório da Faculdade de Educação Física é referência em estudos sobre gestão esportiva. Agenda para o próximo ano prevê eventos internacionais

Realizações que orgulham e projetos que desafiam estavam em pauta na décima edição do Encontro Anual do Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (Gesporte). O evento, realizado na tarde desta quarta-feira (11), na Faculdade de Educação Física (FEF), atraiu pelo menos 60 pessoas interessadas nas dezenas de iniciativas do grupo que atua há dez anos sob a coordenação do professor Paulo Henrique Azevêdo. Gestores públicos, estudantes, professores e entusiastas do desenvolvimento da gestão esportiva estavam entre os presentes.
Em 11 anos de existência, o Gesporte realizou 130 eventos relacionados a ensino, pesquisa e extensão. A estimativa é de que mais de 50 mil tenham participado de congressos, palestras, eventos esportivos, formaturas e outras atividades desenvolvidas pelos colaboradores do laboratório. A atuação em frentes como essas mobilizou 257 estudantes e oito profissionais de educacao física apenas em 2019, segundo informações apresentadas na abertura do encontro.

“Só acredito nas coisas se aglutinarmos esforços. Não se faz nada sozinho”, afirma o professor Paulo Henrique, em agradecimento aos colaboradores, parceiros e apoiadores do Gesporte. “Tudo que nós fazemos aqui é para a sociedade”, diz ele sobre o caráter extensionista do laboratório. “A Universidade não pode ficar enclausurada”, completa.
A fala do professor foi antecedida por numerosos depoimentos em reconhecimento ao trabalho do laboratório. A decana de extensão Olgamir Amancia disse que “os números [apresentados] são reveladores da potência do projeto”. Representante da reitoria Márcia Abrahão no Encontro, ela discursou em defesa da ciência e destacou o compromisso da UnB com a formação de qualidade e o atendimento às demandas sociais. “Para nós, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão não é uma retórica”.
O vice-diretor da FEF, Ricardo Moreno Lima, agradeceu o “carinho” na condução dos trabalhos do Gesporte e parabenizou as pessoas mobilizadas em prol do laboratório. Ele concluiu com a manifestação de desejo de que os feitos do Gesporte “continuem por muitos anos”.

EX-GOVERNADORA PRESENTE – Assessora parlamentar da senadora Leila Barros (PSB-DF), a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia marcou presença no encontro. Formada na primeira turma de serviço social da UnB, ela relatou a “alegria” em participar do evento e destacou a importância do Gesporte e da Universidade. “Um país sem pesquisa e sem a formação de profissionais qualificados é fadado à miséria”.
Os governos federal e distrital também enviaram representantes. Assistente da Coordenação-Geral de Turismo e Esporte do Ministério das Relações Exteriores, Carlos Frederico Bastos disse contar o apoio do Gesporte em projeto de capacitação de treinadores de futebol e na promoção de serviços esportivos. Assessor da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, Raphael Rocha parabenizou os feitos do Gesporte e disse que a pasta está “de portas abertas” para cooperação.

Célio René compareceu pela Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal em lugar do secretário Leandro Froés. Ele, que já comandou a secretaria, disse ter “bebido da fonte” do Gesporte e aprendido com as experiências vivenciadas na UnB. “Ele [o Gesporte] cumpre o papel de formação e aproxima a universidade das necessidades da sociedade”.
O encontro contou ainda com depoimentos de gestores do Sesc, do Conselho Regional de Educação Física (Cref7), do Instituto de Desenvolvimento do Esporte e de professores de instituições públicas e privadas. Antes do encerramento, os professores Déborah Prado, Gisele Ocapo, Leonardo Silva e Nicolas Lois, além do administrador Pedro Mortoza e da estudante Gabriella Correia, foram condecorados com distintivos pela contribuição ao Gesporte.
FUTURO – A agenda 2020 prevê a produção e promoção de pelo menos 24 eventos. Entre eles, jornada internacional sobre gestão esportiva, congresso internacional em parceria com o Cref7, palestras sobre marketing e gestão esportiva e formaturas de educação física.
Confira a programação do Gesporte. Saiba mais sobre a trajetória e os trabalhos desenvolvidos em www.gesporte.net.