Iniciativa governamental premia destaques de 51 modalidades no Distrito Federal

Arquivo pessoal

Pelo menos seis atletas vinculados à Universidade de Brasília estão entre os vencedores do Prêmio Brasília Esporte, concedido na noite de quarta-feira (11), em solenidade promovida pelo governo local e pelo Sesi, no auditório da Imprensa Nacional. Os premiados identificados pela Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) são: Amanda Costa, da canoagem, Bernardo Oliveira, do tiro com arco, Cecília Arcoverde, do handebol, Laura Caetano, do golfe, Luciana Bex, do Remo, e Matheus Takaki, do judô.

Ao todo, o prêmio reconheceu destaques de 51 modalidades olímpicas e paralímpicas. “Recebemos com muita alegria esse resultado. É mais um reconhecimento da importância desses atletas talentosos e dedicados que tanto nos orgulham”, afirma o coordenador de esporte da DEL, Carlos Alberto Diniz. Ele diz que a lista de condecorados da UnB pode ser ainda maior. “Temos atletas que ainda não tem registro na Diretoria. É possível termos mais representantes na lista”.

Cecília Arcoverde vai ao prêmio na companhia do técnico do handebol feminino da UnB, Marcelo Marques

“Fico muito, muito feliz. Fui indicada pelas atletas do time e ser escolhida foi ótimo”, diz Cecília Arcoverde. Ela, que estuda Engenharia Civil, também foi eleita a melhor ponta direita da liga Centro-Oeste em 2017. “Isso mostra que a universidade pública tem esporte e precisa ser valorizada”, avalia.

O judoca Matheus Takaki ingressa em agosto na Faculdade de Educação Física e já promete trazer muitas conquistas para a instituição. “Treino desde sempre e é muito bom receber um prêmio como esse. Demonstra que a gente também tem apoio do governo e isso é um estímulo a mais”, diz.

“Essa é uma conquista que não é só minha. Tem a participação de técnicos, nutricionista e também da UnB”, diz a futura profissional de Educação Física, Amanda Costa. “Foi graças a Universidade que comecei na canoagem”, conta ela, que iniciou a prática no Centro Olímpico em 2013.

Atleta olímpico e estudante de Engenharia Mecânica, Bernardo Oliveira agradece a iniciativa do prêmio e menciona a “vocação esportiva” da cidade. “Fico muito feliz. É legal ver essa iniciativa da Secretaria de Esporte para estimular o esporte em Brasília, que tem tanta gente boa e espaços importantes como o Parque da Cidade e o Lago Paranoá”, avalia ele, que competiu na Rio 2016.

A DEL não conseguiu contatar Laura Caetano, estudante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e Luciana Bex, docente da Faculdade de Educação Física. Confira a lista completa dos premiados.