ALTO RENDIMENTO

Estudantes puderam interagir com Ângela, Elize e Maria Clara em ação para promover principal circuito da modalidade no país

DEL/DAC

Três das melhoras jogadoras do Brasil estiveram na Universidade de Brasília no fim da tarde desta quarta-feira (25). Ângela Lavalle, Elize Maia e Maria Clara Rufino foram ao ICC Sul conversar com a comunidade e distribuir autógrafos. A visita faz parte da promoção da quinta etapa do SuperPraia, competição da Confederação Brasileira de Voleibol que reúne os principais nomes do vôlei de praia nacional. A edição será sediada em Brasília até domingo, no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha.

Única brasiliense entre as mulheres da competição, Ângela foi a primeira a chegar para o diálogo com os estudantes. Logo as filas começaram a se formar para distribuição de autógrafos e de camisetas. “Essa presença é muito importante para dar visibilidade ao esporte”, disse ela, que coleciona títulos em torneios nacionais e internacionais e foi eleita melhor defesa do Circuito Banco do Brasil em 2009.

Comunidade dialoga e pega autógrafos das estrelas do vôlei brasileiro

Reconhecida e premiada pela eficiência do saque, Maria Clara exalta a possibilidade de promover o esporte no ambiente universitário. “É ótimo vir aqui e ter esse contato direto com as pessoas. Espero que a gente encontre muitos dos que passaram por aqui nos jogos”, afirma a atleta, que chegou a cursar Jornalismo no Rio de Janeiro, mas precisou abrir mão da graduação para se dedicar às competições.

A movimentação no prédio símbolo da UnB reuniu fãs do esporte e também aqueles que acompanham com distanciamento. “Acho massa [receber a visita de jogadoras de alto rendimento]. É uma oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco mais do vôlei de praia”, diz a estudante de Ciência Ambientais Rayanne Marzagão, entusiasta e praticante da modalidade há dez anos.

"Esse contato é maravilhoso. É uma forma de acolhimento pelo esporte", diz o estudante de Letras Espanhol Jonathan Lemos, que gosta de vôlei, mas não acompanha o dia a dia do esporte. "Não sabia que teríamos essa visita. Mas foi ótimo. Precisamos de mais iniciativas relacionadas ao esporte", diz Andressa Patrocínio, colega de curso de Jonathan.

Barbara, Ana Helena e Ana Beatriz do Clube de Vôlei acompanham visita no ICC

INSPIRAÇÃO – Integrantes do Clube de Vôlei da UnB não deixaram passar a oportunidade de interagir com as atletas e prometem comparecer à arena dos jogos. "Nessas oportunidades podemos ver como elas nunca desistem e tem perseverança para lutar por cada ponto", diz a estudante de Farmácia e presidente da agremiação, Ana Beatriz Gouveia.

"Essa vivência engradece nosso esporte", diz Ana Helena Costa, que estuda Engenharia Mecânica e é membro clube universitário. "Acho que [a presença das jogadoras] é mais um estímulo para nós atletas e para quem gosta de vôlei", avalia a estudante de Turismo e jogadora do clube Barbara Bastos.