ARTES MARCIAIS

Atividades reuniram participantes de 15 unidades da federação

Júlio Minasi

Uma das artes marciais japonesas mais difundidas no mundo está cada vez mais presente na Universidade de Brasília. No fim de semana, o Centro Olímpico sediou o I Seminário Nacional de Arbitragem de Credenciamento de Árbitros da Confederação Brasileira de Karatê-Do Tradicional (CBKT). O evento reuniu 50 pessoas de 14 estados e do Distrito Federal.

O propósito do seminário é capacitar e qualificar árbitros para competições nacionais. De acordo com o coordenador do Projeto de Extensão e a Ação Contínua (PEAC) de Karatê na UnB, Victor Lage, a realização traz “perspectiva acadêmica, comprometida com a qualidade da formação de recursos humanos e a produção de conhecimentos atrelados à realidade social e esportiva brasileira”.

Seminário capacita árbitros para competições nacionais

Lage, que é docente na Faculdade de Educação Física (FEF), avalia o evento como “parte indispensável da interação entre a Universidade e a sociedade”. O PEAC de Karatê integra o Programa Multidisciplinar do Esporte Universitário e atua na promoção do esporte comunitário e de representação. Detalhes do projeto estão disponíveis em www.karate.unb.br.

O seminário é fruto de parceria entre FEF, PEAC de Karatê, Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) e CBKT. A confederação esteve representada por seus diretores, os senseis Eckener de Pereira Cardoso Sobrinho, Sergio Bastos, Arthur Prisco Paraíso Rêgo, Antonio Walger e Kazuo Nagamine.