MUNDIAL DE KUNG FU

A maioria dos 180 voluntários do torneio internacional são vinculados à instituição. Confira vídeo dos colaboradores no evento

Júlio Minasi - DEL/DAC

A dedicação dos 143 voluntários da Universidade de Brasília no 7º Campeonato Mundial Júnior de Wushu rendeu prêmio de reconhecimento. Uma placa foi concedida pela organização do evento à Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) nesta quarta-feira (18). A competição, finalizada no fim de semana, reuniu atletas de 41 países no Ginásio Nilson Nelson.

Em março, a DEL havia publicado a chamada para a participação da comunidade.

“Sem o apoio desses voluntários, a gente não conseguiria realizar o campeonato”, afirma o coordenador-geral de voluntariado do comitê organizador e estudante de graduação da Faculdade de Educação Física (FEF), Roque Neto. Ele menciona os serviços de tradução, orientação das delegações e escolta nos exames antidoping entre as muitas atividades desenvolvidas pelos colaboradores.

Neto diz que “a avaliação das delegações foi fantástica”. O coordenador informa que os elogios foram rotineiros e que o entusiasmo dos voluntários foi notado pela maioria dos participantes. Os colaboradores receberam certificados e, em alguns casos, créditos de extensão ou créditos das disciplinas Projeto de Extensão em Educação Física 1 e 2.

Voluntários em destaque

Satisfeito com o retorno da organização, o diretor da DEL e professor da FEF, Alexandre Rezende, espera estreitar ainda mais os laços com a Confederação Brasileira de Kung Fu / Wushu. “Destaco dois aspectos: o potencial que temos em contribuir para o desenvolvimento do esporte e a parceria profícua com a confederação”, diz.

O docente se mostra otimista com o diálogo em curso com a confederação para a instalação de um centro de treinamentos da modalidade no Centro Olímpico. “A nossa participação no campeonato mundial pode ter sido um ponto de partida para a criação desse centro”, avalia.

Com a palavra os voluntários

"O que mais impressionou foi o engajamento dos voluntários. Já participei de algumas conferências, mas nunca vi envolvimento parecido".

"A Biblioteconomia, assim como o esporte, enxerga muito o lado social. É importante a dedicação para servir as pessoas".

Alcemir Morais, aluno de Biblioteconomia. Auxiliou na preparação e aquecimento dos atletas.

"Acredito que de fato atingimos um nível alto e cumprimos nossos objetivos".

"Criei vínculos e laços com pessoas. Troquei experiências. Isso é magnífico.Vou levar cada pessoa desse evento no meu coração".

Daniel Carvalho, aluno de Letras Espanhol. Acompanhou as delegações da Argentina, Paraguai e Uruguai