JUBs Quadras

Handebol feminino vence e vai a Maringá (PR). Desempenho da defesa é fator decisivo

Júlio Minasi - DEL/DAC


A promessa de jogo duro se confirmou desde o início. Mas a UnB teve mais determinação e contou com a atuação inspirada do sistema defensivo e da goleira Rayssa Sabóia para vencer. O triunfo por 17 a 16 contra a Doctum, do Espírito Santo, neste sábado, no ginásio do Colégio La Salle, garante o time na fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em novembro, na paranaense Maringá.

 

Goleira Rayssa fez defesas decisivas no segundo tempo

O desempenho na defesa foi determinante, em especial, no segundo tempo. O time voltava do intervalo com um gol de desvantagem e viu as adversárias ampliarem a diferença para três nos primeiros minutos da etapa final. O sinal de alerta foi ligado e a marcação passou a ser mais compacta. As adversárias sentiram. Quando conseguiam alguma liberdade para arremessar, esbarravam na inspirada Rayssa.

 

“Consegui passar segurança para a equipe. Isso é fundamental. Fiquei muito feliz”, diz a goleira. Ela fez menção à derrota contra a mesma Doctum na fase de grupos, um jogo em que o time esteve irreconhecível. “Levamos 37 gols naquele dia. Sabíamos que seria difícil”, afirma. A jogadora avalia que o time agora precisa treinar mais e voltar o foco para os próximos compromissos. “Além da fase final dos JUBs, temos a Liga nacional em setembro”, lembra. 

 

Aniversariante Vanessa Hack fura defesa da equipe capixaba

DE PARABÉNS – A comemoração da equipe contagiou o ginásio. Abraços apertados, gritos e cantos de parabéns foram ingredientes da festa. A conquista veio no dia dos aniversários das jogadoras Débora Castro e Vanessa Hack. “Estou feliz demais por comemorar assim. O apoio do banco e da torcida foi lindo”, diz Débora. “Amei. Queríamos o primeiro lugar, mas temos que comemorar o objetivo de ir à fase final dos JUBs”, celebra Vanessa.

 

Durante as manifestações pela vitória, o técnico Marcelo Marques destacou com o grupo a importância do apoio do coordenador de esporte da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC), Carlos Alberto Diniz, que foi às lágrimas. “Ele merece”, diz Marcelo.

 

DESPEDIDA – A conquista da UnB marca a despedida da fisioterapeuta Isabella Vieira. Ex-atleta da equipe, ela segue para a cidade do Porto, em Portugal, onde inicia a partir do mês que vem o mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo. “Fiquei muito nervosa no banco, mas deu tudo certo. Queria sair com uma medalha e consegui. Amo demais esse time e essas meninas”, diz.

 

Handebol feminino na etapa regional dos JUBs

Atletas da UnB: Ana Laisa Machado, Camilla Dayse, Carolina Noleto, Cecília Arcoverde, Débora Castro, Heloísa Arakaki, Júlia Elias, Letícia Almeida, Luma Rosa, Marina Duarte, Roberta Dantas, Rayssa Sabóia, Tatiane Diniz e Vanessa Hack.


Comissão técnica: Marcelo Marques (técnico) e Isabella Vieira (fisioterapeuta).

 

Times classificados: Estácio (GO), Universo (RJ) e UnB.