EXTENSÃO

Cadastro vai ser utilizado na realização de competições internas. Participação rende créditos de extensão


Pelo menos dois grandes eventos esportivos da Universidade de Brasília vão demandar árbitros, assistentes e auxiliares neste segundo semestre: o Intercalouros, previsto para setembro, e os Jogos Internos (JIUnBs), agendado para dezembro. Para garantir a arbitragem dessas e de outras competições, a Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) criou este mês um cadastro de colaboradores voluntários. A contribuição pode render créditos de extensão, no caso de estudantes, e declarações de participação para os demais segmentos da Universidade e para o público externo.


Confira as regras de participação. Inicie aqui o seu cadastro.  

 

Arte: João Paulo Alencar - DEL/DAC

 

O cadastro não requer a comprovação de experiência ou de participação em curso de formação de árbitros. Os requisitos são o conhecimento das regras da modalidade e o engajamento para atuação como voluntário. “Será ótimo contar com o apoio de pessoas experientes, mas estamos em ambiente de aprendizado, de formação. Quem participa dos eventos comunitários precisa ter esse entendimento”, diz o diretor da DEL, Alexandre Rezende.  


A proposta da Diretoria é ter um banco de dados com atualização contínua. Os contatos dos integrantes do cadastro serão disponibilizados a organizadores de eventos internos da Universidade. A atuação dos voluntários se dará em quadra ou em campo e também nas mesas e nas áreas de apoio dos torneios.


“Esse cadastro se propõe a minimizar a dificuldade que temos para contar com árbitros nas competições comunitárias”, explica Rezende, que salienta a ausência de recursos para o pagamento de arbitragem. A DEL promove torneios internos para trabalhadores, realiza os JIUnBS e apoia iniciativas como o torneio Intercalouros, que é articulado pelo Diretório Central dos Estudantes, atléticas e centros comunitários para integrar os novos discentes.  

 

CRÉDITOS – A atuação na arbitragem pode render até quatro créditos de extensão por semestre. Para isso é necessário comprovar atuação por 60 horas. A quantidade máxima de créditos a ser integralizada é definida pelo regulamento de cada curso. Uma partida arbitrada rende, em média, duas horas. A participação é reportada pela organização do torneio, atestada pela DEL e encaminhada ao Decanato de Extensão, unidade emissora dos créditos.    

 

Declarações serão concedidas aos participantes que precisam de horas como atividades complementares ou para fazer parte do seu currículo. “Independentemente das compensações, precisamos fomentar a cultura do voluntariado. Essas experiências são muito relevantes para a formação dos indivíduos e contribuem para a promoção do esporte”, avalia Alexandre Rezende.