MOBILIZAÇÃO

Comunidade se envolve em trabalho de cuidado com gramados

Hugo Costa - DEL/DAC

Texto de Hallana Moreira, estudante de Jornalismo

A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) e contou com a colaboração de estudantes, professores e funcionários. O processo nos campos gramados do Centro Olímpico da UnB já está na segunda etapa. A princípio, foi feito o controle das pragas e em seguida a limpeza das plantas invasoras.

O processo de reparação da grama é delicado e requer trabalho árduo, que envolve cuidado com o solo. Na próxima etapa, o foco será a melhoria do solo por meio de calagem, gessagem e adubação e nos lugares onde as falhas estão intensas será feito o replantio.

Segundo o professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) Ricardo Carmona, a maior preocupação no momento é ter recursos para a compra de insumos. “Para haver recuperação efetiva, precisamos ter os insumos. Agora é a época ideal para aplicação porque começou a chover”, afirma.

MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA - O professor Carmona ressalta a importância da ação para promover a valorização do bem público. “Acho importante a participação da comunidade. Isso é muito comum em outros países. Aqui no Brasil não temos esse costume. Temos que desenvolver esse espírito de que o público é nosso. E, por isso, devemos cuidar e conservar”, diz.

O estudante de mestrado Lemerson de Oliveira sempre gostou de se envolver em projetos dessa natureza e considera a ação um incentivo para explorar mais a área
de adubação do campo. Além disso, acredita ser o pontapé inicial para futuras parcerias entre os cursos de Agronomia e Educação Física.

“É bom para a Universidade, pois ajuda a ter um campo melhor. Acho que da mesma forma que nós, estudantes de agronomia, estamos aqui ajudando, de repente em
outro projeto pode ser que a gente encontre apoio dos estudantes de Educação Física”, diz.