JUBS 2018

Atletas recebem uniformes de passeio e dicas de nutrição

Hugo Costa - DEL/DAC

Faltam apenas três dias para a grande viagem. Os 54 integrantes da delegação da UnB nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) partem em dois ônibus rumo a paranaense Maringá, sede da competição, no fim de semana. Antes de pegar a estrada, atletas receberam, na tarde desta quarta-feira (31), no Anfiteatro 9, orientações sobre o evento e dicas sobre nutrição de profissionais da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC).

“A alimentação não pode ficar em segundo plano”, alertou a nutricionista da DEL, Jamilie Lima. Ela informou sobre os cuidados durante os períodos de disputa e mesmo no período de deslocamento. “Você precisam já sair bem alimentados”, explicou ela ao informar que seria preciso um jantar mais leve antes dos embarques, previsto para as noites de sábado e de domingo.

Jamilie lembrou que nem sempre se consegue encontrar alimentos adequados nas estradas. Ela pediu cuidado com açúcares e alimentos gordurosos nos lanches e no desjejum. A nutricionista também reforçou “que a hidratação não é algo menor” e deve ser monitorada. “Quando se perde acima de 1,8% do peso corporal pelo suor, já há perda de desempenho”, informou.

Confira mais informações sobre nutrição.

A reunião também serviu para a entrega dos uniformes de passeio fornecidos pela Federação de Esporte Universitário do Distrito Federal (Fesu). “É a primeira vez que recebemos esses uniformes. Por favor, usem. Principalmente, no desfile de abertura”, disse o coordenador de esporte da DEL, Carlos Alberto Diniz, o Carlão. O dirigente se emocionou ao dizer que não pode ir a Maringá por estar em fase de recuperação após passar por cirurgia.

EXPECTATIVA – A delegação da UnB mescla atletas experientes e marinheiros de primeira viagem. “É meu quarto JUBs”, lembra Cecília Arcoverde, futura engenheira civil e atleta de handebol. “Vamos fazer o nosso melhor. Esse ano conseguir medalha vai ser bem difícil, mas buscar nos superar”, diz. Em 2018, o handebol será disputado em divisão única e vai reunir algumas das melhores jogadoras universitárias do país.

Ciclista, triatleta e estudante de Relações Internacionais, Henrique Prateado vai aos JUBs pela primeira vez. “A expectativa é grande. Infelizmente, não tivemos uma seletiva local e falta um pouco de ritmo de competição”, avalia. Colega de modalidade, Lucas Freitas também fará sua estreia em Maringá. “Tenho treinado três vezes por semana. Vai ser difícil. Não conhecemos os adversários”, pondera.

CONDUTA – “Lembrem-se que as credenciais de vocês são pessoais e intransferíveis”, alertou o coordenador Carlão. Ele cobrou responsabilidade dos atletas e informou que sem o documento não se pode competir.

Chefe da delegação, o técnico desportivo Pedro Ivo Barbosa dos Santos pediu que atletas e técnicos compareçam às reuniões informativas, previstas para a véspera do início das disputas. Ele também pediu comprometimento e se colocou à disposição para auxiliar os participantes nos sete dias da viagem.