JUBs 2018

Metade da delegação chegou ao norte do Paraná no domingo. Jogos começam nesta terça-feira

Hugo Costa - DEL/DAC

A bandeira verde e azul da Universidade de Brasília já tremula na fase final dos Jogos Universitários Brasileiros 2018. Vinte e seis integrantes da delegação da universidade chegaram a Maringá (PR), sede da competição, neste domingo (4). A outra parte dos mais de 50 atletas inscritos é aguardada para esta segunda-feira, dia da abertura dos jogos. A competição começa amanhã (6).

O percurso de 1169 km até a cidade do norte do Paraná foi percorrido em cerca de 17 horas. A longa viagem de ônibus, entretanto, não interferiu no animo dos atletas. “A viagem é cansativa porque são muitas horas. Mas estar aqui é gratificante e compensa”, avalia a estudante de fisioterapia e atleta da marcha atlética Geciária Nery. Ela vem de recuperação de lesão no joelho direito, mas busca melhorar o resultado do ano passado, quando foi bronze. “Quero o primeiro lugar”, afirma.

Atleta dos 100 e 200 metros rasos, Abner Felipe Costa também garante estar “muito feliz” com a chegada. Segundo ele, representar a UnB na maior competição universitária brasileira “é um sonho que muitos têm e poucos conseguem”. Na edição passada, ele chegou a disputar finais. Desta vez, quer ir mais longe. “Melhorei a base do meu treinamento e tenho mais conhecimento dos outros atletas”, diz.

Os JUBs seguem até o próximo sábado. Além do atletismo, a UnB tem representantes nas modalidades acadêmico, ciclismo, futebol eletrônico, handebol, judô, league of legends, natação, skate e vôlei de praia. A competição é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Uniformes e deslocamento são oferecidos pela Federação do Esporte Universitários do Distrito Federal.

Confira a delegação completa da Universidade: