JUBS 2018

Delegação tem dia de altos e baixos, mas expectativa é alta nos JUBs. Nayara sente lesão no pé direito e não corre

Pedro Ivo Barbosa dos Santos - DEL/DAC

A UnB estreou nesta terça-feira (6) em sete das dez modalidades que disputará na fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS). A grande esperança do dia veio com o bom desempenho dos skatistas Ana Caroline Santana, Rodrigo Laroqui e Victor Araújo. Eles arrancaram aplausos no circuito da Praça Pedro Alvares Cabral, no centro de Maringá, sede dos jogos. O resultado da apresentação será divulgado nesta quarta-feira (7). A delegação também comemorou vitórias no vôlei de praia, no futebol virtual e no League of Legends.

André Silva vence as primeiras no futebol virtual. Foto: Pedro Ivo Barbosa dos Santos

A primeira vitória do dia veio com a dupla de vôlei de praia Ana Teresa Barros e Maria Clara Daldegan. Pela manhã, elas superaram por 2 sets a 0 (21 x 7 e 21 x 8) as representantes da Universidade Federal do Maranhão. À tarde, não tiveram a mesma sorte e perderam para a dupla da Unifamma do Paraná no tiebreak (21 x 17, 16 x 21 e 21 x 19). As atletas da UnB continuam firmes na luta por medalhas e apontam a “tranquilidade” como palavra-chave para a sequência da competição.

Quem também teve estreia com uma vitória e uma derrota foi a equipe do League of Legends. O time formado por Arthur Santos, Guilherme do Espírito Santo, Iago Ribeiro, Irwin Schmitt e João Vítor Silva espera a divulgação de boletim para conhecer o destino nos JUBs. Ainda no esporte eletrônico, o atleta Rafael Pereira acumulou duas vitórias (2x1 e 5x0) e joga as oitavas de final já nesta quarta-feira. “No primeiro jogo senti nervosismo, mas agora já estou mais tranquilo”, afirma.

Letícia apresenta trabalho que recebeu SS na UnB. Foto: Pedro Ivo Barbosa dos Santos

Letícia Paixão e Pedro Victor Souza fizeram suas apresentações na categoria acadêmico. Agora estão na expectativa pelos resultados, que devem ser divulgados nesta quarta. Letícia levou para Maringá a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, que garantiu a ela um SS no bacharelado em educação física. “A diferença entre as apresentações estão nas especificidades. A banca aqui é formada para avaliação da temática esportiva”, diz.

O título do trabalho da futura profissional de educação física é A relação entre a prática docente e os documentos que orientam a prática de educação física no CIEF.

BAIXAS – Uma das esperanças de medalha da UnB, a corredora Nayara Chaga sentiu dores no pé direito e optou por não disputar as prova dos 10 mil metros rasos. “É um problema crônico. Preferi me poupar e tentar correr os 5 mil na sexta-feira”, disse. A atleta recebeu acompanhamento da estudante de fisioterapia da UnB Ceilândia, Geciária Nery, que também compete nos JUBs.

Confira a relação completa da delegação da UnB.

As notícias não foram favoráveis para o handebol. Depois de liderar o placar nos primeiros minutos, o time feminino foi derrotado no início da tarde pelas cearenses da UniAteneu por 36 a 21. “Hoje, infelizmente, nada encaixou. Nem defesa, nem ataque”, lamentou o técnico Marcelo Marques. As atletas da UnB voltam à quadra nesta quarta para enfrentar a UNC, de Santa Catarina.

Já o time masculino foi derrotado em rodada noturna pela catarinense Univali por 36 a 18. O grupo segue na disputa e o próximo compromisso é nesta quarta contra a Aliança, do Piauí.
Ciclismo, judô e natação são as modalidades com estreia marcada para os próximos dias. Confira o boletim com a programação disponibilizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário.