JUBS 2018

Skatistas da UnB conquistam todas as medalhas possíveis. Ana Caroline quer mais “minas” no esporte

Fotos: Hugo Costa - DEL/DAC

Duas provas, dois pódios. Ana Caroline Santana, Rodrigo Laroqui e Victor Martins voltaram a brilhar no skate da fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Nesta quarta-feira (7), eles foram os mais bem classificados na categoria street, que requer manobras em rampas, corremãos e degraus. Ana Caroline foi a campeã. Victor e Rodrigo inverteram as posições da prova anterior: o primeiro ficou com o ouro, e o segundo levou a prata. A competição foi disputada na Praça Pedro Alvares Cabral, na região central de Maringá.

“Fiquei muito feliz. Não esperava outra medalha”, disse Ana, logo após a cerimônia de premiação. “É legal ter esse reconhecimento”. Afirmou ela, que foi procurada pela mídia local e por profissionais de comunicação que fazem a cobertura do evento.

Victor havia dito no dia anterior que o street era sua prova favorita. A predileção era visível e o atleta foi um dos que mais exploraram a pista antes da prova começar. O empenho cobrou do corpo e ele recebeu a medalha já na expectativa pela sessão de fisioterapia que se aproximava.

Rodrigo comemorou a segunda conquista em prova que cogitou não disputar por cansaço e para evitar um possível agravamento em corte que sofreu no queixo. “Foi bom participar e representar a UnB”, disse. O skatista aproveitou para reforçar os elogios ao local de competição. “Maringá é uma cidade muito skatável. Tem uma cena muito legal aqui”.

MAIS MENINAS – A expectativa de Ana Caroline é que as duas medalhas conquistadas no Paraná estimulem o engajamento de mais atletas mulheres no skate. “Se depender de mim, vai ter muito mais minas no skate”, disse. Ela afirma conhecer outras participantes na Universidade de Brasília e planeja, junto a seus amigos Rodrigo e Victor, dar início a criação de um clube da modalidade.