JUBS 2018

Universidade se destaca na maior competição universitária brasileira

Pedro Ivo Barbosa dos Santos - DEL/DAC

Sete dias depois, a delegação da UnB está de volta com vitórias e histórias para contar. Atletas da Universidade se destacaram nas dez modalidades em que estavam inscritos na fase final dos Jogos Universitários Brasileiros, encerrados no domingo (11) na paranaense Maringá. Além das medalhas no skate, no judô e no futebol eletrônico, os representantes da federal de Brasília conseguiram resultados expressivos em esportes como atletismo, ciclismo e vôlei de praia.

Confira alguns dos destaques por esporte:

Letícia e Pedro representaram a UnB no acadêmico. Foto: Hugo Costa - DEL/DAC

ACADÊMICO – Pelo terceiro ano consecutivo, o decano de Assuntos Comunitários e professor de Educação Física, André Reis, compôs a mesa de avaliação da modalidade acadêmico. Entre os trabalhos em análise estava A relação entre a prática docente e os documentos que orientam a prática de educação física no CIEF, apresentado por Letícia Paixão. O estudo desenvolvido pela estudante foi classificado na 23ª posição. Pedro Victor de Souza disse que não se sentiu bem e acabou por não se apresentar.

Gláucia terminou em sexto lugar nos 1500 metros. Foto: Hugo Costa - DEL/DAC

ATLETISMO – A UnB contou com sete atletas no atletismo. Ana Luísa Rocha, com o sexto lugar na final nos 1500 metros, Geiciária, com o quarto lugar na marcha atlética, e Rafael Cordeiro, quinto na final do arremesso de peso, foram alguns dos destaques da equipe. Favorita nos 5 mil e nos 10 mil metros, Nayara Luniere sofreu com dores no pé e teve de abandonar a prova que correu. Abner Costa, Ana Luisa Santos e Marília Graziella foram os outros representantes da UnB na modalidade.

Resultados agregados de Henrique e Lucas determinaram troféu. Foto: Letícia Paixão - DEL/DAC

CICLISMO – Estreante na modalidade, a UnB conquistou um valoroso troféu de terceiro lugar. O resultado é fruto do desempenho de Lucas Mendes e Henrique Prateado. Eles terminaram as três provas que disputaram na quarta e na quinta posições, respectivamente.

HANDEBOL – Único esporte coletivo tradicional com participação da Universidade de Brasília, o handebol terminou na nona colocação nos naipes feminino e masculino. Apesar de não terem se aproximado do pódio, os times da UnB garantiram vitórias nos jogos de despedida. Este ano, o esporte foi disputado em divisão única com as 12 melhores equipes universitárias do país.

Ana Teresa e Maria Clara terminam em quarto. Foto: Hugo Costa - DEL/DAC

LEAGUE OF LEGENDS – Esporte eletrônico do momento, o League of Legends foi representado pelo quinteto Arthur Santos, Guilherme Basílio, Iago Ribeiro, João Vítor Silva e Irwin Schmitt. O grupo terminou na décima posição com uma vitória e duas derrotas.

NATAÇÃO – O trio de representantes da UnB não disputou finais nos JUBs, mas teve todo o reconhecimento do treinador Eduardo Clemente. Ele avaliou como “ótima” a participação dos atletas em uma competição “com o que há de melhor no Brasil na atualidade”. Augusto Lima, Vitor Leal e Ludmilla Marroig foram os nadadores da UnB em Maringá.

VÔLEI DE PRAIA – A dupla Ana Teresa Barros e Maria Clara Daldegan se despediu dos JUBs na quarta posição. Para alcançar as semifinais, elas chegaram a vencer três partidas em um mesmo dia. Representantes da Paraíba e do Rio de Janeiro foram campeãs e vice-campeãs da modalidade.