ULTIMATE FRISBEE

Time da UnB é premiado por fair play em campeonato nacional

Strix - Divulgação

O que vale mais: uma conquista a qualquer custo ou a consciência tranquila? Para os integrantes do Strix, time de ultimate frisbee criado na Universidade de Brasília, somente a segunda opção faz sentido. Por ter a honestidade e o fair play como princípios, a equipe recebeu o Prêmio Espírito de Jogo do campeonato brasileiro da modalidade, disputado em São Paulo (SP) no início do mês.

A distinção por conduta esportiva é uma das marcas do ultimate. O esporte não tem arbitragem externa. Cabe aos atletas a marcação de eventuais infrações. Após as partidas, os times se reúnem e avaliam a si próprios e também concedem notas aos adversários. Os critérios incluem o conhecimento das regras, atitude positiva, comunicação, imparcialidade e a incidência de faltas ou obstruções.

Entre os seis times participantes e em seis partidas disputadas com formação com homens e mulheres, o Strix acumulou as melhores avaliações. O resultado foi tão ou mais comemorado que um eventual título por performance técnica. “A importância é muito grande. Há eventos como a Taça Brasília [disputada em junho na UnB] em que se comemora mais o espírito de jogo que o resultado em si”, diz o integrante do time Gabriel Leão, graduado em ciências contábeis. No resultado de jogo, a equipe da capital terminou em quinto.

“Por ser um esporte sem juiz, a gente sempre parte do princípio que todo mundo tem que agir com honestidade”, ressalta a atleta e mestranda em engenharia de produção Paula Kalinka. O estudante de educação física Arthur Sales afirma “que há jogos pegados”, mas “o bom espírito” é o que prevalece.

Parte da equipe vencedora do prêmio Espírito de Jogo no Centro Olímpico

O interesse por essa qualidade do ultimate fez com que Cayo Costa analisasse a modalidade mais a fundo no trabalho de conclusão de curso em educação física. “O que mais me despertou interesse foi o espírito do jogo”, garante. Ele vê a lealdade como fator essencial em qualquer esporte e diz que se identificou com a defesa dessa característica. “Jogar com justiça é ótimo”.

Professor da Faculdade de Educação Física (FEF) e pioneiro da modalidade em Brasília, Felipe Costa ressalta que há outros trabalhos desenvolvidos e em desenvolvimento com a temática do ultimate tanto na graduação quanto na pós. “Temos as dimensões de ensino, de pesquisa e de extensão contempladas”, explica. “O projeto é transformar a UnB em um centro de excelência no ultimate frisbee”.

Saiba mais sobre as pesquisas acerca do ultimate frisbee.

INICIAÇÃO – As ofertas em ensino e extensão na UnB são algumas das principais portas de entrada no ultimate no Distrito Federal. Há abertura regular de turma de prática desportiva – as conhecidas PDs – para a modalidade. A previsão para o próximo semestre é que sejam abertas duas turmas (uma delas exclusiva para mulheres) com 30 vagas cada. A participação rende dois créditos.

“Comecei pela PD, tomei gosto e estou aqui até hoje. Eu me apaixonei pelo esporte”, conta a futura profissional de educação física Camila Paiva. A história dela se repete entre as maiores dos praticantes. O envolvimento dos acadêmicos pode também resultar na concessão de horas complementares e certificados

Há ainda o envolvimento de pessoas da comunidade externa. As atividades do Strix estão no âmbito de projeto de extensão em vigor desde 2015. Por meio dele, há possibilidade do contato inicial e da sequência no esporte para quem não é da universidade.

Confira algumas formas de começar:

Prática Desportiva – Ofertas regulares para estudantes de graduação

Projeto de extensão – Treinamentos (inclusive para iniciantes)
                                    Terça e quintas a partir das 19h
                                    Local: Campo gramado do Centro Olímpico

Atividades de iniciação
                                     Segundas e quartas entre 12 e 14h
                                     Local: Ginásio do Centro Olímpico

Esplanada Ultimate – Atividades recreativas com a presença de membros do Strix
                                  Domingos a partir das 10h
                                  Local: Esplanada dos Ministérios, em frente ao Congresso Nacional

Mais informações no instagram, no facebook ou pelos telefones (61) 99961-6403 ou 98334-8757.