Competição de futebol premia integração entre trabalhadores

Júlio Minasi - DEL/DAC

Quarenta dias depois, o V Torneio de Futebol 7 dos Trabalhadores da UnB conheceu o time vencedor. O Chuteira Cansada derrotou o Viracopos por 2 a 1 na partida decisiva e recebeu o troféu principal. A competição encerrada na tarde desta quinta-feira (22), entretanto, premiou mais que o desempenho esportivo. Os momentos de confraternização foram encarados como conquistas para quem participou.

“O mais importante são esses momentos de união. Esses torneios geram um coleguismo que é fundamental para trabalho”, avalia o artilheiro do torneio com cinco gols, Rogério Bezerra. Integrante do time vice-campeão, ele presenciou sem lamentar a premiação do adversário na final. “Nós lutamos até o fim. Tentamos de tudo. O futebol é apaixonante porque é imprevisível”, diz o jogador, que é bolsista no Centro de Apoio e Desenvolvimento Tecnológico. Entre as imprevisibilidades, ele cita o fato de ser goleador. “Foi uma grande surpresa. Não tenho pinta de artilheiro”, brinca.

Artilheiro do torneio, Rogério Bezerra (E) recebe troféu do servidor Manoel Rodrigues

Servidor aposentado e colecionador de medalhas em torneios internos, Amilton Alves também está convencido de que a participação é um prêmio em si. “Nesses jogos conhecemos pessoas de várias áreas. Não tenho dúvida de que essa convivência tem impacto positivo e favorece o desempenho no trabalho”, afirma. O time dele, o Barca Furada, terminou a competição em quarto lugar, mas conquistou o troféu espírito esportivo por ter sido o mais disciplinado.

O técnico desportivo Cristiano Hoppe Navarro avalia que esta edição do torneio cumpriu a função de integrar a comunidade. Ele destaca que a fórmula deste ano, em que todos as cinco equipes participantes jogaram entre si, facilitou o aspecto da convivência e da competitividade. “Foi quase uma copa do mundo. Os vencedores fizeram seis partidas ao todo”, explica.

TÍTULO – O Chuteira Cansada teve energia de sobra para vibrar com o triunfo. E ele veio com uma vitória de virada. Sem se abater com um gol sofrido logo no início do jogo, o time demonstrou organização e reagiu com dois gols de Dilson Júnior. “Jogamos com a marcação forte. Levamos o gol, mas não baixamos a cabeça e fomos buscar o resultado”, comemora o jogador decisivo, que trabalha na Prefeitura do Campus.

Campeão – Chuteira Cansada

Vice-campeão – Viracopos

Terceiro lugar – DGM FC

Troféu espírito esportivo – Barca Furada

Artilheiro – 5 gols, Rogério (Viracopos)

Goleiro menos vazado – 7 gols, (Viracopos)

Os troféus e medalhas foram entregues por organizadores e outros atletas em cerimônia comandada pelo coordenador de esporte da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC), Carlos Alberto Diniz. O popular Carlão agradeceu a presença de todos e relacionou o esporte à saúde. Após depoimento sobre uma luta pessoal em que precisou passar por cirurgia em um dos rins, ele fez menção ao Novembro Azul e pediu atenção aos atletas. O gestor agradeceu ainda o apoio da federação e do sindicato de árbitros local pelo apoio no torneio, que teve a presença de árbitros em formação.

DGM FC garante a terceira colocação ao vencer o Barca Furada nos pênaltis

A responsável pelo esporte no Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), Carla David disse que “a participação em torneios como esse é fundamental para a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores”. Ela classificou a parceria com a DEL como excelente e disse que ela precisa se expandir e contar com mais presença feminina.

O torneio foi uma realização da DEL em parceria com o Sintfub. No primeiro semestre, a cooperação realizou competição de futsal. Na próxima semana, a diretoria e o centro de custo promovem torneio de tênis, que encerra as atividades do ano voltadas para os trabalhadores da Universidade.