BEACH GAMES

Competição reúne 300 participantes de oito estados e do Distrito Federal. UnB se destaca

Júlio Minasi - DEL/DAC

A Universidade de Brasília está representada nas quatro modalidades dos Jogos de Praia: beach hand, beach soccer, futevôlei e vôlei de praia. A competição organizada pela Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (Fesu) em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) começa nesta quarta-feira (28) e segue até sábado (1º). Pela primeira vez, Brasília é a sede da competição. O local escolhido é o Parque da Cidade, símbolo da atividade física na capital federal.

Confira a programação e os resultados dos Jogos de Praia.

Os jogos reúnem cerca de 300 participantes de nove unidades da federação. Esse é o último evento oficial do esporte universitário brasileiro em 2018. As medalhas em disputa têm o peso maior e podem ajudar a definir os vencedores do Troféu Eficiência, que reconhece o desempenho de instituições e federações ao longo do ano.

UnB está presente nas quatro modalidades dos Jogos de Praia. Em sentido horário: beach hand, beach soccer, vôlei de praia e futevôlei. Fotos: Júlio Minasi - DEL/DAC

“Temos participação expressiva em competições em todo o Brasil. Na nossa casa não podia ser diferente”, diz o coordenador de esporte da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC), Carlos Alberto Diniz, o Carlão. “A luta por medalhas, claro, é importante para o Troféu Eficiência. Mas o mais importante é a presença e a valorização dos atletas da Universidade”, avalia.

NOSSA PRAIA – Entre as esperanças de medalha da UnB está a dupla de vôlei Ana Teresa Barros e Maria Clara Daldegan, semifinalistas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizados em Maringá (PR) no início do mês. “A gente conhece bem a quadra, a areia e o vento daqui”, diz Maria Clara sobre o local de disputa, o mesmo que costuma treinar durante a semana. “Ficamos mais à vontade aqui. Facilita para sacar, por exemplo”, analisa Ana Teresa.

No Parque da Cidade, o alvo das atletas é, pelo menos, a final. “O objetivo é o primeiro lugar. Como dizem, vamos mirar na lua. Se não conseguirmos, acertamos a estrela”, afirma Maria Clara. “Estamos confiantes. Vamos tentar uma boa estratégia e lutar pela final”, diz Ana Teresa.