JUBS MODALIDADES

Badminton e basquete 3 x 3 estreiam com vitória. Futebol 7 é superado por equipe cearense

Hugo Costa - DEL/DAC

Daniel Duim, Gabriel Lyon e Guilherme Neves estrearam com o pé direito no badminton da edição modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Os três venceram seus primeiros compromissos, na manhã desta quarta-feira (24), na AABB de Brasília, sem perder sets. O basquete feminino 3 x 3 também venceu a equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por 17 a 09.

No esporte disputado com raquete e peteca, Guilherme Neves superou Leandro Baltazar, da cearense UniAteneu. “Achei a peteca rápida e demorei um pouco para me adaptar”, diz ele, que é o atleta em atividade que mais vezes vestiu a camisa da UnB na modalidade. Próximo de se formar em engenharia ambiental, ele já fala com saudosismo do circuito esportivo universitário. “Fiz muitos amigos durante os JUBs. Foi uma sensação muito boa ter participado dessas competições”, afirma.

Nos outros dois jogos masculinos, Gabriel Lyon foi melhor que Bértiklis Oliveira, da UFRN, e Daniel Duim, que Rafael Santos, da Universidade Federal de Sergipe. A esquadra do badminton da UnB conta ainda com as atletas Bruna Pessoa e Enny Silva. A paratleta Clara Marinho também estava inscrita, mas não se sentiu bem e não vai disputar os jogos.

Basquete também garante vitória no primeiro compromisso. Foto: Hugo Costa - DEL/DAC

BASQUETE – A vitória da Universidade no jogo de abertura do basquete 3 x 3, modalidade disputada em meia quadra, foi outra boa notícia desta quarta-feira. A equipe abriu vantagem na segunda metade do jogo e conseguiu chegar ao fim da partida sem sofrer pressão.

A pivô Alessandra de Melo avalia que a estreia superou as expectativas. “Começamos a treinar juntas agora. A sintonia que tivemos foi melhor do que eu esperava”, afirma. Experiente com a camisa da UnB, a estudante de engenharia de telecomunicações diz que jogar em casa traz um peso extra. “Jogamos aqui com a presença de amigos e da família. Dá um frio na barriga a mais”.

Time da UnB faz primeiro equilibrado, mas acaba derrotado por centro universitário cearense. Foto: Hugo Costa - DEL/DAC

FUTEBOL E OUTRAS MODALIDADES – A equipe feminina de futebol 7 da UnB não começou como queria. Depois de um primeiro tempo equilibrado em que perdia por dois a um para a UniAteneu, o time acabou poder deixar mais espaços na etapa final e ficou mais vulnerável ao rápido ataque adversário. A partida disputada na manhã desta quarta no campo sintético da AABB terminou em 5 x 1 para o time do Nordeste. Resultado adverso também ocorreu com a equipe masculina. Os meninos perderam na terça-feira (23) para a Celso Lisboa, do Rio de Janeiro, por 6 a 0.

Os JUBs continuam a movimentar a capital federal até o próximo sábado. Ao todo, 12 modalidades estão em disputa. A Universidade de Brasília tem atletas inscritos e todas elas e é palco das competições de lutas. O Centro Olímpico sedia jiu-jitsu, judô, karatê, luta olímpica, taekwondo e wushu.

Confira os representantes da UnB nos jogos.

Confira os resultados.