JUBs Modalidades

Vitórias no judô e na luta olímpica fazem UnB chegar a trigésima medalha nos jogos

Com mais três conquistas no judô e duas na luta olímpica nesta quinta-feira (25), a Universidade de Brasília chega a 30 medalhas na etapa modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros 2019. Cataryne Ribeiro e Matheus Takaki garantiram o topo do pódio no judô. Gabriel Oliveira e Iago Carvalho ficaram em terceiro na mesma modalidade. Na luta olímpica, Ágata Lopes foi campeã em sua categoria. A competição segue até sábado com lutas realizadas no ginásio do Centro Olímpico.

Medalhas de quinta-feira
Judô
Ouro
Cataryne Ribeiro (até 48 kg)
Matheus Takaki (até 60 kg)
Bronze
Gabriel Oliveira (até 100 kg)
Iago Carvalho (até 60 kg)
Luta olímpica
Ouro
Ágata Lopes (Wrestling - 72 kg)

Matheus Takaki e Iago Carvalho sobem ao pódio na categoria até 60kg do judô. Foto: divulgação

“O melhor foi a torcida. Ajudou bastante”, diz Matheus Takaki sobre a primeira disputa universitária em casa. “No começo me senti um pouco pressionado, mas consegui deixar a ansiedade de lado e focar na luta”, conta. Promessa do esporte brasileiro, o estudante de educação física de 18 anos lamentou apenas ter deixado escapar a oportunidade de se classificar para a universíade, após perder seletiva com lutador seis quilos mais pesado. “Infelizmente, perdi a vaga”.

Quem também viveu sensações distintas na competição foi Ágata Lopes. Ela conquistou o ouro sem ter de lutar em função da ausência de adversárias em sua faixa de peso. “Foi muito bom participar, mas também um pouco frustrante”, diz ela. “A gente se prepara psicologicamente para a luta. Preferia ter conquistado um bronze ou uma prata lutando”, diz.

Sem adversária, Ágata Lopes conquista o ouro na luta olímpica. Foto: divulgação

A despeito de problemas relatados com a montagem dos tatames e a ausência de cronômetros, Ágata elogia o espaço aberto para a luta olímpica e diz estar “sempre pronta para representar a UnB”. “Recebi todo o apoio da DEL [Diretoria de Esporte e Lazer]. É muito bom perceber que não estamos sozinhos”, afirma a caloura de relações internacionais.

ESPERANÇA – A delegação da UnB pode garantir a medalha de número 30 ainda nesta sexta-feira. Atletas de badminton, basquete, judô, tênis e xadrez estão no páreo. A simbólica conquista também pode chegar no sábado, dia de encerramento dos JUBs. A esperança estará então no karatê e no taekwondo.

Saiba mais sobre as conquistas da UnB no jiu-jitsu e no wushu. Acompanhe a cobertura completa

Confira a relação completa dos atletas da UnB nos JUBs Modalidades.

Matéria alterada em 29 de abril para acrescentar conquistas não contabilizadas no jiu-jitsu. O texto originalmente informava sobre a conquista de 27 medalhas.