SAÚDE MENTAL

Painel traz mensagens de reflexão para momentos difíceis e aponta alternativas de acolhimento institucional

Júlio Minasi - DEAC/DAC

Paredes servem para delimitar espaços e separar ambientes físicos. Um pedacinho de parede na ala sul do Instituto Central de Ciências (ICC) tem, entretanto, outras nobres finalidades: provocar a reflexão e trazer palavras de estímulo a uma vida plena. O espaço, que reúne mensagens produzidas por colaboradores e profissionais da recém-criada Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC/DAC), está instalado desde o início de maio na entrada da unidade, ao lado da agência da Caixa Econômica Federal.

“É normal saber que existem pessoas e propostas institucionais em sua Universidade e fora dela querendo ajudá-lo”, diz um dos 23 cartazes afixados. A mensagem vem em contraposição a uma série de outras afixados sob o título “Não é normal”. Entre situações que não se encaixam na normalidade estão o permanente sentimento de culpa, a falta de vida social e a indiferença pelo sofrimento.

O mural lista alternativas de acolhimento para momentos de angústia. Nele estão contidos os contatos de unidades de atendimento psicológico na UnB, em clínicas sociais ou de baixo custo e de clínicas-escola. Há ainda a informação sobre serviços de esporte e lazer oferecidos pela DEAC.

Mural questiona rotinas e aponta caminhos para melhorá-las

“A nossa inspiração foi um Mural criado ano passado pelo CA [centro acadêmico] de Medicina Veterinária com proposta semelhante”, explica Fabiana Coelho, psicóloga escolar do DEAC e supervisora do mural. A agremiação estudantil é parceira da nova iniciativa e também assina os cartazes. A proposta, de acordo com a profissional, é avaliar o impacto negativo de rotinas acadêmicas e “transformá-las ao ponto de se tornarem saudáveis e funcionais”.

A psicóloga diz que a instalação tem gerado retornos positivos.  “Muitos tiram fotos, divulgam por whatsapp e entram na DEAC para conhecer suas atividades”, afirma. Ela destaca que a Diretoria “tem um time que trabalha intensivamente” para ofertar atividades que trazem benefícios para a manutenção da saúde física e mental.

Fabiana elogia o trabalho dos estudantes Edson (foto) e Kayque. Foto: Júlio Minasi - DEAC/DAC

TUTORIA – Elogiados por Fabiana, os estudantes de psicologia Edson Mendes Filho e Kayque Souza foram os responsáveis pela elaboração, impressão e fixação dos cartazes. Participantes de programa de tutoria da DEAC, eles têm demonstrado preocupação com o bem-estar de seus colegas universitários.

Para Edson, o mural indaga os papéis dos estudantes universitários e busca conscientizá-los. A ideia, segundo ele, é que a conscientização “possa vir a ressignificar práticas e concepções” e torne “confortável” a busca por apoio e orientação. O estudante explica que o uso da expressão #NãoéNormal nos cartazes remete a campanha homônima idealizada por frente universitária da Universidade de São Paulo.

A DEAC – Ainda em fase de consolidação, a DEAC unifica as antigas Diretorias de Esporte e Lazer (DEL) e de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (Docca). A unidade foi instituída em abril e conta com três coordenações: Arte e Cultura (CoAC), Esporte e Lazer (CEL), e Organizações Comunitárias (COC). Página de internet com informações da Diretoria está em construção.