CROSS CERRADO

Prova movimenta população local. Campeões são moradores da região

Foto: Júlio Minasi - DEL/DAC


Pelo terceiro ano consecutivo, a Faculdade UnB Planaltina (FUP) mobilizou a região administrativa ao sediar prova do Cross Cerrado. A corrida rústica, que mescla asfalto e terra, reuniu dezenas de corredores na manhã de sexta-feira (31). Segundo a organização da prova, mais de 80% dos 312 inscritos não têm vínculo formal com a Universidade. Boa parte é moradora local, o que indica o apreço da população pelo esporte.


E a comunidade externa de Planaltina fez bonito. Moradores da região garantiram as primeiras colocações gerais entre homens e mulheres. Adelino Nascimento conquistou o bicampeonato ao terminar a prova de 4,3 km em 15m47s. “Fiquei muito satisfeito”, disse ainda cansado na chegada. “A concorrência e o sol estavam fortes”, brincou.

 

Ivanildo é bicampeão do Cross de Planaltina. Foto: Júlio Minasi - CEL/DEAC/DAC

Estreante na prova, Rose Sousa liderou entre as mulheres e encerrou a corrida em 21m01s. Ela, que reside em setor habitacional vizinho, está acostumada a correr nas imediações da FUP. “Achei ótimo o resultado. Estou treinando para melhorar meus tempos”, disse.

A estudante de mecatrônica Vanessa Galeno tem vida acadêmica centrada no campus Darcy Ribeiro, mas fez questão de comparecer na prova da cidade em que vive. Sem se preocupar com o resultado, ela demonstrou ter ficado surpresa com a segunda colocação entre as mulheres de 16 a 25 anos. “Gostei bastante de participar. Está tudo muito bem organizado”, elogiou.

Vanessa terminou a corrida 200g mais leve. Foto: Hugo Costa - CEL/DEAC/DAC

 
Confira a classificação final

 

HIDRATAÇÃO – Vanessa fez menção especial ao serviço de orientação prestado pela nutricionista Jamilie Lima e pela tutora Auriane Castro, ambas vinculadas à Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC). Elas deram dicas sobre hidratação e pesaram competidores antes e depois da corrida. “Foi muito bacana. Não tinha a noção do quanto perdia de líquido em uma atividade física”, disse Vanessa ao descobrir que cruzou a linha de chegada 200g mais leve.

 

Pódio feminino na categoria de 26 a 45 anos foi formado por Rosineide Pereira, Tatiana Rosado (professora da FUP) e Magna Xavier. Foto: Júlio Minasi - CEL/DEAC/DAC.

“O nosso objetivo é conscientizar as pessoas da importância da hidratação”, informou Jamilie Lima. “O procedimento de pesagem é simples, mas chama atenção. Os participantes conseguem perceber que é preciso tomar alguns cuidados antes, durante e após a prova”, afirmou a especialista. Panfletos com orientações básicas foram distribuídos no evento.

 

ORGANIZAÇÃO – O Cross Cerrado é coordenado pela DEAC com o apoio dos campi. O coordenador de esporte e lazer da Diretoria, Carlos Alberto Diniz, agradeceu a todos pela presença antes de proceder com a entrega da premiação. O vice-diretor da FUP, Reinaldo José Miranda Filho parabenizou os corredores e disse que “o campus está sempre de portas abertas” para receber a população. “Venham conhecer a nossa estrutura”, convidou.