ESPORTE DE REPRESENTAÇÃO

Estudante-atleta da UnB conquista o bronze nos jogos de Nápoles

Foto: arquivo pessoal

A confiança se traduziu em glória. Bárbara Dias Novaes conquistou nesta quinta-feira (11) o bronze no taekwondo da Universíade de Nápoles. A estudante de biotecnologia da Universidade de Brasília viajou para a principal competição universitária do mundo com a esperança de lutar pelo ouro na categoria até 62kg. E foi o que fez. Acabou superada apenas na semifinal pela russa Lullia Turutina. A primeira colocação escapou, mas a alegria jamais deixou de estar presente.

“Fico muito feliz de poder levar o nome da minha Universidade e da minha cidade tão longe. É muito gratifcante”, afirma a medalhista. “Essa conquista representa muito pra mim, por se tratar do meu último semestre na UnB”, diz ela, que, embora experiente na modalidade, competiu pela primeira vez em jogos universitários internacionais.

Bronze de Bárbara contribui para destaque do país no quadro de medalhas. Foto: Saulo Cruz - CBDU

Bárbara afirma ter vivido “um misto de satisfação com ansiedade boa” durante a competição na Itália. “É uma sensação indescritível”, diz. O resultado final, na avaliação dela, é a maneira ideal de encerrar a jornada pela graduação na Universidade.  “Estou me formando e é como uma despedida da UnB da melhor forma”.

O único senão da experiência vivida pela estudante na Universíade foi ter deixado de enfrentar a bicampeã mundial da categoria, a turca Irem Yama. “Se eu passasse pela semi, lutaria com ela. Infelizmente, não nos enfrentamos dessa vez. Ainda espero ter essa oportunidade”, garante Bárbara, que elogiou o nível das competidoras. “A Universíade sempre é uma competição de altíssimo nível. Já esperava que estivesse difícil”.

QUADRO DE MEDALHAS – Com a participação vitoriosa de Bárbara, o Brasil acumula 15 medalhas nos jogos universitários. O país está na 13ª colocação no quadro geral de medalhas (até a publicação desta matéria) e está entre os três melhores das Américas, atrás de Estados Unidos e México. A Universíade de Nápoles segue até domingo.