DEAC oferece apoio à comunidade acadêmica

O Setembro Amarelo é uma ação criada em 2015 para a conscientização e prevenção do suicídio pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a escolha do mês foi em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A conscientização é importante devido aos estigmas e tabus que rodeiam a saúde mental e psicológica.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Há fatores de risco que levam as pessoas a cometerem suicídio: “A pessoa pode ter algum tipo de transtorno mental (depressão, alcoolismo, transtorno bipolar ou de personalidade). Pode estar passando ou ter passado por algum evento desencadeador, tal como uma perda significativa, ou alguma situação que a coloca em vulnerabilidade (abuso físico, sexual, psicológico ou negligência). Ela pode ter vivenciado bullying e/ou cyberbulliying. Além de história prévia de tentativas de suicídio. O sentimento de desespero e desamparo acaba sendo uma constante na rotina dessas pessoas”, explica a psicóloga escolar Fabiana Coelho, da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC/DAC).

No ambiente acadêmico, é comum haver situações de estresse por conta da rotina de estudos, e o atendimento psicológico é um recurso importante para a qualidade de vida do estudante. A prática regular de exercícios e atividades esportivas reduz o risco de suicídio, segundo o guia de prevenção criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), pois ao realizar atividades físicas são liberadas substâncias cerebrais como a endorfina que “tem potente função analgésica e, por isso, reduz diversos sintomas dolorosos dos quais pessoas com depressão se queixam, dando lugar a sensações de satisfação e bem-estar”, destaca Fabiana.

A DEAC/DAC promove atividades que integram a comunidade universitária: “Na DEAC, temos um leque extenso de opções, fica aqui o convite para que os interessados visitem a nossa Diretoria ou acessem nosso site”, convida a psicóloga.
Conheça o Projeto Recreando, o Clube de Corrida e Caminhada e o Cross Cerrado.

De 11 a 15 de setembro, haverá minicursos, palestras e debates na UnB.

Confira: https://noticias.unb.br/125-saude/1776-semana-de-eventos-marca-setembro-amarelo-na-unb

Durante esta semana, o governo do Distrito Federal (GDF) promoverá a inauguração do Jardim da Vida na terça (10), às 10h, e a Caminhada pela Vida no domingo (15), às 09h, ambas no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

Ajuda

Confira a listagem de serviços especializados na UnB e no DF:

CVV - 188 (ligações gratuitas)

DEAC/ DAC

Local: ala sul do Instituto Central de Ciências (ICC)

Data: segunda a sexta

Horário: período vespertino

Deve ser feito agendamento prévio

Gratuito

Texto: Jeovana Silva – Bolsista, CEL/UnB