Última edição do ano foi realizada no Campus Darcy Ribeiro.

Texto: Jeovana Silva – Bolsista, CEL/UnB

Neste sábado (05) foi realizada a última edição do Cross Cerrado no Campus Darcy Ribeiro, o percurso de 5 km foi dividido em duas voltas, a primeira foi feita na parte externa próxima ao lago, e a segunda foi feita entre as quadras e ao redor da pista de atletismo. As categorias foram divididas entre as idades: 16 a 25, 26 a 45 e a partir de 46 anos. A largada foi dada às 10h.

Confira aqui a classificação geral

A estudante do primeiro semestre de odontologia Antônia Vitória da Silva Dias liderou a corrida ao ganhar em primeiro lugar (25min04s) na categoria de idade e geral. Antônia já praticou esportes como ginástica rítmica, futevôlei e voleibol.

“Comecei há dois anos a praticar a corrida como um esporte”, disse.

A musculação faz parte da sua preparação física assim como a sua participação na assessoria de esporte Radical Lets Run onde segundo ela “um motiva o outro”.

A estudante Antônia Vitória

Apoio Familiar

A estudante Juliana Portela contou com o apoio da mãe, Auricélia Portela.

“Eu digo para ela que a gente cursa junto, mas só ela vai receber o diploma”, disse Auricélia.

Juliana é estudante da UnB e pratica kickboxing e muaythai.

“Uma das coisas que me fez participar da Prática Desportiva e da corrida foi porque é uma forma de aliviar o estresse e melhorar a saúde mental, a universidade sobrecarrega muito a gente, então é uma forma de equilibrar as coisas”, disse.

Auricélia conta que quem incentivou as duas a praticar atividades físicas foi o irmão. Ela elogia o esforço de Juliana e diz que as duas participam de todas as corridas juntas, com exceção do Cross Cerrado. Apesar de não ter participado Auricélia acompanhou e incentivou a filha durante o percurso.

Auricélia e sua filha Juliana Portela

Inspiração

Apesar de correr 300 metros adicionais Irani Pereira de Castro, 66 anos, ganhou em terceiro lugar (33min30s) na categoria de idade, e em 11º no geral feminino. Irani participou pela primeira vez do Cross Cerrado, ela conta que se distraiu e por conta disso correu alguns metros a mais, mas afirma que pretende participar das próximas edições.

“Gostei de tudo, que se repita”, elogia.

Irani Pereira de Castro

Vencedoras da categoria: Feminino -16 a 25 anos