ARTES MARCIAIS

Estudante de enfermagem é atleta da seleção brasileira de kung fu wushu e representa a UnB no JUBs, neste ano conquistou medalha de ouro na Bolívia

Angela Flavia Ximenes conquistou duas medalhas de ouro em agosto deste ano no 8° Campeonato Sul-Americano de Wushu em La Paz (Bolívia), e medalha de bronze em abril, nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizados no Centro Olímpico da Universidade de Brasília, na categoria changquan + arma de norte do wushu

Angela mostra medalhas conquistadas

Em 2017, recebeu uma bolsa integral e viajou à China, onde estudou mandarim e treinou kung fu por um ano e meio em Pequim. “Foi uma das melhores coisas que fiz na vida”, declarou.

Angela é faixa roxa pela escola Associação Olímpica de Wushu - Aowushu, ela conta que competir no JUBs “foi muito especial” e importante para o bom desempenho e conquista do ouro no sul-americano. Para a estudante toda competição é sempre uma experiência diferente.

Angela sobe ao pódio no campeonato sul-americano

O bom desempenho da atleta é resultado do cuidado com alimentação, sono e treino todos os dias, incluindo a prática de crossfit. Atualmente, ela prioriza o controle mental, o qual trabalha a forma de lidar com situações que causam ansiedade e nervosismo por meio do mindsetting, técnica que ajuda a lidar com o comportamento e pensamento, elementos fundamentais na competição. “O que me interessa é saber que entrei lá e fiz o melhor que podia”, afirma.

China Durante o tempo que frequentou a Beijing Sport University, cursou um semestre da graduação de wushu, o que possibilitou o treino físico com os chineses nas aulas práticas. A experiência na China fez Angela ter outra percepção sobre o esporte, por conhecer a cultura e o local da origem do kung fu. “Isso me acrescentou muito em relação ao que pratico e ao aperfeiçoamento que tive ao longo do tempo”, conclui a atleta.

Ela participa de competições desde 2016, subiu ao pódio e conquistou duas medalhas de prata no 30° Campeonato Brasileiro de Kung fu Wushu em setembro de 2019, na cidade de Bombinhas em Santa Catarina (SC), e três medalhas de ouro em 2017,  no campeonato brasiliense nas categorias de mãos livres chang quan, armas curtas daoshu e armas longas gunshu

Angela realiza performance de Changquan

Wushu nas Olimpíadas Em 2008, as Olimpíadas foram sediadas na China, houve o torneio afiliado de wushu nos Jogos Olímpicos de Verão, porém não ele é considerado um esporte oficialmente olímpico, ou seja, a medalha não conta no quadro oficial. Em 2020, nas Olímpiadas de Tóquio, haverá cinco novos esportes olímpicos, caratê, skate, escalada e beisebol/softbol. O wushu foi um dos inscritos em setembro de 2015, mas infelizmente não foi escolhido.

Texto: Jeovana Silva – Bolsista, CEL/UnB

Revisão: Vanessa Tavares - SECOM/UnB