O evento foi realizado na capital da Bahia entre os dias 21 a 28 de outubro.

A cerimônia começou na segunda-feira (21) e contou com 13 modalidades. Entre os destaques, a estreia do cheerleading e a continuidade da disputa acadêmica, que desde 2016 classifica o melhor artigo científico relacionado a esporte, entre estudantes de graduação e pós-graduação.

Cerca de 2.500 atletas de vários estados do Brasil participam dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Fase Final de 2019, 70 atletas da Universidade de Brasília representam a instituição em dez modalidades durante os seis dias de evento.

Número de atletas da UnB por modalidade, sem distinção de gênero:

• Handebol 28
  • Natação 9
  • Basquete 3x3 8
  • Cheerleading – 7
  • League of legends 5
  • Judô – 4
  • Karatê – 3
  • Acadêmico – 2
  • Futebol eletrônico - Fifa 2
  • Vôlei de praia – 2

As demais modalidades do JUBs são: basquete 3x3, basquetebol, futsal, handebol, judô, karatê, natação, voleibol, vôlei de praia, jogos eletrônicos (será disputado o futebol, Fifa 2019, e League of legends).

Locais das competições:

O bom desempenho dos atletas nas competições garante a conquista do Troféu Eficiência para a instituição, a premiação é realizada desde 2009 pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A pontuação é dada por colocação em determinada fase de grupo correspondente à modalidade e bonificação referente ao número de participantes, para entender mais sobre a metodologia de classificação, acesse o site da CBDU

Equipe de Cheerleading da UnB

Equipe feminina de Basquete 3x3

Equipe masculina de Basquete 3x3

Equipe de Judô (Cataryne de Paula Ribeiro e Matheus Takaki)

Equipe de Karatê (Pedro Pequeno e Gabriela Nunes)

Texto: Jeovana Silva – Bolsista, CEL/UnB

Revisão: Vanessa Tavares - SECOM/UnB