JUBS 2019

Jogos buscam incluir modalidades e atrair comunidade universitária

Saulo Cruz / Light Press / CBDU

Texto Jeovana Silva com a supervisão de Hugo Costa

Esporte eletrônicos, trabalhos acadêmicos e cheerleading estão entre as modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). As disputas de vanguarda mostram que a competição, disputada este ano em Salvador, está antenada com as inovações esportivas e valoriza o meio acadêmico. Os atletas da Universidade de Brasília seguem na vanguarda e também se destacam nas competições modernas.

A equipe do eletrônico League of Legends da UnB conquistou o 4º lugar nos  Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Nas participações individuais de futebol virtual, a delegação da capital brasileira conquistou duas medalhas. A inclusão do esporte eletrônico na agenda do evento é resultado das mudanças tecnológicas, que resultam na profissionalização dos atletas. E, ao que tudo indica, a tendência é de crescimento. Jovens atletas têm disputado competições com prêmios milionários ao redor do mundo. Foi o caso do mundial de Fortnite, que rendeu R$ 13 milhões ao vencedor.

Iniciada há três anos, o acadêmico inova por abrir as portas até a estudantes que não praticam atividades físicas. A categoria avalia o teor e a apresentação de artigos científicos relacionados ao esporte. A competição exige trabalhos inéditos e permite, no máximo, dois trabalhos por instituição, sendo um feminino e um masculino.

Entre os 27 participantes do acadêmico em 2019, dois representaram a UnB e o Distrito Federal. O estudante Leonardo Tavares ficou em 10º lugar com a pesquisa A Dupla Jornada Do Atleta Universitário: Perspectivas Para a Conciliação Entre Estudos E Treinos Na Universidade De Brasília. E Maria Isabel Pereira, terminou na 21ª posição com o trabalho Política De Esporte Da Universidade De Brasília: Uma Análise Da Concepção E Gestão De 2012 A 2017.

OUTRAS NOVIDADES – Em 2018, o skate foi a novidade nos JUBs de Maringá (PR).  Atletas da UnB conquistaram medalhas de ouro e prata. Este ano, o cheerleading da Universidade também fez história, ao ser campeão na estreia da modalidade.