JUBs 2019

Atletas da Universidade também se destacam no futebol eletrônico e no judô

Texto Jeovana Silva com a supervisão de Hugo Costa

A delegação da Universidade de Brasília se despede dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Salvador (BA), com conquistas em quatro modalidades: acadêmico, cheerleading, futebol eletrônico e judô. A competição encerrada no fim de outubro reuniu cerca de 2,5 mil atletas e técnicos universitários de todo o país. Confira a participação da UnB:

Cheerleading foi modalidade estreante nos JUBs de Salvador. Foto: Júlio Minasi - DEAC/DAC

Cheerleading – campeão geral

A modalidade que apresenta a coreografia de líderes de torcida foi disputada pela primeira vez nos JUBs. E a UnB não podia ter estreado melhor. A equipe de Brasília foi avaliada com 102,88 pontos, 0,25 acima da segunda colocada, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O cheerleading campeão é coordenado por Achiles Maluf, fundador do clube universitário da modalidade em 2017. A agremiação já havia conquistado o ouro no Capital Cheer, campeonato organizado pela Associação Brasiliense de Cheer e Dance (ABCD) e o Cheerfest International em 2018.

Carolina e André garantiram pódio no Fifa. Foto: João Paulo Alencar - DEAC/DAC

Futebol eletrônico – medalhas de prata e bronze
A habilidade com o joystick de Carolina Castellano Marques da Silva garantiu o 2° lugar em futebol eletrônico (Fifa). O mesmo se aplica a André Oliveira Silva, que conquistou o bronze. Carolina estuda educação física Carolina e também é atleta de futsal. Ela conta que foi a primeira vez que competiu em jogos eletrônicos. “O foco é o futsal, mas caso me classifique novamente vou competir o Fifa”, diz.

Matheus e Cataryne conquistaram o bronze. Foto: Júlio Minasi - DEAC/DAC

Judô – duas medalhas de bronze

Matheus Takaki e Cataryne de Paula subiram ao pódio em 3º lugar na categoria ligeiro (masculino até 60 kg e feminino até 48 kg). Takaki já havia conquistado o bronze na edição anterior do JUBs.

Desempenho de Leonardo e Maria Isabel contribuiu para troféu acadêmico. Foto: Ana Kelly Belatto - DEAC/DAC

Acadêmico – terceira colocação no geral

Os trabalhos acadêmicos apresentados por Leonardo Tavares e Maria Isabel Pereira terminaram, respectivamente, na 10ª e na 21ª colocação. A pontuação somada rendeu a terceira posição geral para a modalidade. Saiba mais sobre os trabalhos apresentados nos JUBs da capital baiana.