TROFÉU EFICIÊNCIA

Instituição está pelo sétimo ano consecutivo entre as cinco melhores do país no ranking esportivo da CBDU

Júlio Minasi - DEAC/DAC


A classificação final do Troféu Eficiência 2019 divulgada este mês destaca mais uma vez o desempenho esportivo da Universidade de Brasília. A instituição da capital federal terminou na quinta colocação geral, a melhor entre as universidades federais. Este é sétimo ano consecutivo em que a UnB termina no Top 5 do ranking organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). 

 
A UnB somou 1282 pontos ao longo das competições oficiais que contam para o troféu. Parte dos resultados mais expressivos veio na fase final do Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), encerrada no fim de outubro em Salvador (BA). As participações vitoriosas deixam a Universidade à frente de outras 288 instituições ranqueadas.  


“Avalio como mais um resultado excelente”, diz o coordenador de Esporte e Lazer da Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (CEL/DEAC/DAC), Carlos Alberto Diniz, mais conhecido por Carlão. Ele parabeniza atletas e técnicos e afirma que a colocação deste ano tem um peso maior. “Temos enfrentado muitas restrições financeiras. Se não fosse pelo transporte da Fesu [Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal], teríamos tido dificuldade de viajar para competir”, explica.     

 

Delegação da UnB foi aos JUBs em ônibus contratado pela Fesu. Foto: Júlio Minasi - DEAC/DAC

Apesar das dificuldades, Carlão segue esperançoso. “Sou otimista. Temos muitos talentos na UnB e podemos continuar em destaque no cenário nacional”, diz. “Espero que tenhamos mais recursos e menos adversidades no ano que vem”, completa.     


A entrega do Troféu Eficiência 2019 ainda não tem data anunciada, mas costuma ocorrer no início do calendário esportivo do ano subsequente à divulgação da classificação final. As quatro primeiras colocadas na próxima festa de premiação serão Unip (SP), Uninassau (PE), Uniateneu (CE) e Unifor (CE).


Confira a classificação do Troféu Eficiência 2019.