ESPORTE COMUNITÁRIO

Trabalhadores vivem momentos de confraternização na final de torneio interno

Fotos: Júlio Minasi - DEAC/DAC

Virada emocionante por 2 a 1 e comemoração efusiva pela conquista do título mais importante do ano. Não, não se trata da badalada final da Libertadores vencida pelo Flamengo. O triunfo em questão teve como palco o Centro Olímpico da Universidade de Brasília, e os vitoriosos são os jogadores do DGM, que levaram a sigla da Diretoria de Gestão de Materiais ao topo do Torneio de Futebol Society dos Trabalhadores. O campeão foi conhecido na sexta-feira (13), após o confronto com o Viracopos, representante do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

Todos os gols da decisão foram registrados na primeira etapa. Após inicio equilibrado, Alisson Moreira, do Viracopos, aproveitou um bate e rebate na área do DGM e estufou as redes. A desavantagem fez com que o time da diretoria se lançasse ao ataque. A pressão surtiu efeito e o time viu a estrela de Hugo Deleon Sousa brilhar. Ele decidiu o jogo e o campeonato com duas finalizações certeiras.

"Graça Deus, deu tudo certo no fim", diz o artilheiro da final. "Quero agradecer o time todo, que lutou hoje e durante o campeonato inteiro", completa ele, que ressalta a invencibilidade do time ao fim da competição. Hugo acabou como terceiro artilheiro do torneio com sete gols em cinco jogos.

O principal artilheiro do torneio, com 12 gols, estava do outro lado. Experiente em torneios internos, Ivanildo de Oliveira foi marcado de perto na decisão e não conseguiu ter muitas oportunidades de gol desta vez. "Até tivemos chance, mas acabamos indo para cima mais no desespero", analisa. Ele lamenta o resultado após "dois gols de vacilo na marcação", mas afirma deixar o torneio com a sensação de que mais uma vez "valeu a confraternização de todo mundo".

Finalistas têm destaques na artilharia e na defesa

PRÊMIOS E INTEGRAÇÃO - Além de garantir troféus aos times mais bem classificados e a Ivanildo pela artilheira, o torneio premiou a defesa menos vazada (DGM), o time mais disciplinado (Viracopos) e os árbitros que se destacaram (Felipe Cerilo e Glaidson Silva). Os troféus e medalhas foram entregues em clima festivo logo após a partida decisiva.

O técnico do time campeão, José Ronaldo Ribeiro, celebrou a conquista e disse que é "preciso louvar a iniciativa do torneio". Na avaliação dele, as competições esportivas internas são "uma forma da gente confraternizar".

Com discurso na mesma linha, o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) Francisco Rodrigues, o Chicão, disse que "todos os participantes estão de parabéns". Segundo ele, a comunidade presente se beneficia com a integração proporcionada pelo esporte e o apoio as competições vai continuar na nova gestão do sindicato, a ser iniciada em janeiro.

Arbitragem também é destaca em premiação

Coordenador de esporte da Diretoria de Esporte e Atividade Comunitárias (DEAC/DAC), Carlos Alberto Diniz, o Carlão, agradeceu os participantes e a toda a equipe de sua unidade. Lembrou ainda da parceria com a federação local de futebol, que cedeu árbitros em formação para o torneio. Recado do diretor da DEAC, Alexandre Rezende, também foi transmitido. "A maior conquista é a a integração e a promoção da saúde. Nesses aspectos, todos ganharam", dizia trecho de mensagem enviada por ele, que não pode prestigiar a decisão por compromissos acadêmicos.

"Senti que tivemos mais momentos de confraternização este ano. Existia o clima de competição, mas as equipes sempre interagiam”, avalia o técnico desportivo da DEAC Pedro Ivo Barbosa dos Santos. Responsável pela coordenação do torneio, ele destaca a contribuição dos tutores e do auxiliar operacional do CO, Manoel Siqueira. “Seis tutores se revezaram no apoio e nos ajudaram muito. E o Manoel também foi fundamental. Ele reforçava a pintura antes de cada rodada”, afirma.

O torneio de futebol society faz parte dos Jogos Abertos dos Trabalhadores da UnB. A iniciativa e a promoção são da DEAC com o apoio do Sintfub.