GESTÃO

Jonatas Costa assume a DEAC com o foco na promoção do bem-estar da comunidade

Foto e texto: Hugo Costa


A Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC/DAC) passa a ser liderada a partir deste mês por Jonatas Maia da Costa. Professor da Faculdade de Educação Física (FEF), ele substitui o amigo e também docente da área Alexandre Rezende, que dirigiu unidades de assuntos comunitários nos últimos três anos. O novo gestor traz discurso de continuidade de projetos e se diz animado com as perspectivas para o desafio profissional.


Confira o perfil de Jonatas Maia da Costa.


“Percebo que a DEAC já tem uma série de ações em curso e uma política de trabalho consolidada”, diz Jonatas, após elogiar o “excelente” trabalho do antecessor. “Vejo que o esporte, em especial, avançou. Agora, precisamos continuar com o crescimento e a consolidação nas atividades comunitárias e de arte e cultura”, avalia. “No fim das contas, o que buscamos emplacar é a felicidade dos estudantes e da comunidade em geral”.


Graduado, especialista, mestre e doutor pela Universidade de Brasília, o agora diretor entende que a amplitude da vivência universitária tem impacto na qualidade da formação. Por essa perspectiva, ele afirma esperar contar com os recursos necessários para seguir com ações e projetos. “Vivemos um contexto de desinvestimento na universidade pública, mas temos a expectativa de manter bolsas e programas de tutoria para impulsionarmos as atividades da diretoria”, diz.

 

Gestor tem vivência íntima com o esporte e defende valorização do caráter democrático das artes. Foto: Finca 2014/Cled Pereira

Jonatas anuncia que a DEAC vai continuar na busca por uma relação “mais orgânica com a FEF”. Ele menciona o compartilhamento de espaços do Centro Olímpico, que passou a ter horários reservados pela diretoria, como um dos avanços da aproximação feita na gestão de Alexandre Rezende. “Às vezes, as unidades de ensino se fecham muito e acabam se afastando. É importante para a faculdade essa abertura”, afirma.


Em relação às atividades culturais e às organizações comunitárias, Jonatas garante querer “aprender mais com esse grande coletivo que promove a arte e busca a integração e o lazer na universidade”. Ele faz menção ao papel de vanguarda da UnB nas artes e diz ter boas lembranças dos festivais que presenciou no campus no período de estudante. “O potencial e o caráter democrático da cultura têm de ser valorizados. Precisamos oferecer sempre boas opções à comunidade”, diz.  


A DEAC foi instituída em 2019 e possui três coordenações: de Arte e Cultura (COAC), Esporte e Lazer (CEL) e Organizações Comunitárias.  Saiba mais sobre a atuação da diretoria em www.deac.unb.br.