A Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC) por meio de sua Coordenação de Esporte e Lazer (CEL) tem promovido o esporte universitário na UnB. A sua agenda ordinária sempre acompanhou as atividades e eventos da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (FESU) e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Sua constante presença em eventos destas entidades fez com que a UnB se tornasse uma referência nacional para a prática esportiva de representação. Em muitas oportunidades alcançando resultados que encheram de orgulho a comunidade esportiva da UnB, sendo premiada com frequência com o troféu eficiência da CBDU.

É sabido que a pandemia da Covid-19 abalou o mundo e trouxe severas consequências para a realização de eventos esportivos. Do cancelamento de uma olimpíada até os inúmeros protocolos de biossegurança que vieram a se tornar regra em competições em meio à pandemia, o fato é que a indústria e o mercado do esporte foram extremamente atingidos. Se a pandemia repercutiu dessa forma no mundo corporativo do esporte – que possui financiamento produtivo – imagine o que não faria com o esporte de participação e de perspectiva de lazer, como é o caso do esporte universitário brasileiro nas instituições públicas.

A despeito deste cenário e mesmo diante do anúncio de uma terceira curva de contaminação no país, a CBDU realizou no dia 27 de maio, o lançamento do JUB’s a ser sediado em Brasília entre os dias 10 e 18 de outubro. A DEAC/CEL entende temerária a realização de um evento que estima reunir 4.500 estudantes-atletas de 890 universidades do país. Há inúmeras incertezas no tocante ao enfrentamento à pandemia no DF. O número de contaminados e de mortes permanece alto e o ritmo de vacinação é bastante lento, com uma população imunizada com a segunda dose em torno de 10% neste início de junho. Números não muito diferentes comparados aos demais estados da federação.

Neste sentido, a DEAC/CEL encaminha a não participação de equipes de representação da UnB em qualquer competição – seja da FESU ou CBDU – em formato presencial até que a situação sanitária com relação à pandemia esteja controlada. Tal decisão leva em consideração as recomendações observadas pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 da UnB (COES) e também a larga experiência de gestores esportivos que acompanham as competições universitárias pela UnB. O momento agora é de redobrar a atenção pelas medidas de biossegurança e cobrar do poder público a celeridade da vacinação.

A comunidade da UnB, que compreende o esporte como um direito social e uma manifestação de lazer nas universidades públicas, deve por obrigação dar relevância às orientações científicas que defendem de forma inconteste a preservação da vida.  De forma geral, este é o argumento principal que baliza a decisão da DEAC/CEL.

Prof. Jonatas Maia da Costa

Diretor de Esporte e Atividades Comunitárias da UnB (DEAC/DAC)