JUBs 2017

Universidade de Brasília conquista pódio no taekwondo

Da UnB Agência

Katielen Caixeta e Carlos Lopes conquistaram as primeiras medalhas da UnB nos Jogos Universitários Brasileiros de 2017. Em lutas exaustivas no Centro de Excelência em Esportes de Goiânia, nesta sexta-feira (20), ambos garantiram a prata no taekwondo, modalidade estreante competição.

Caixeta foi superada na final por Paloma Lima da Unisantana, de São Paulo. Apesar de ter competido em peso superior ao habitual, que é de menos de 67 kg, a atleta se declarou “feliz com o resultado”. Ela, que estuda Educação Física, diz ter “adorado o clima e a estrutura da competição”.

Ainda abatido por não ter ficado com o lugar mais alto do pódio, Carlos Lopes disse que o foco era de fato o ouro. “Vim com esse objetivo”, disse após derrota para Francisco Santos, da Unip de São Paulo. Mesmo assim, ele se lembrou da realização de um desejo antigo. “Sempre tive o sonho de ser um estudante-atleta da UnB”, afirmou.

A técnica do taekwondo da UnB nos JUBs, Lúcia Kobayashi, disse que está “bastante satisfeita com o resultado” e classificou como “muito alto” o nível dos participantes. “Com certeza temos que comemorar o valor dessas medalhas”.
O presidente da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal, Rodrigo Faria, não escondeu a satisfação com a conquista, que também é a primeira de Brasília nesta edição dos JUBs. “Isso demonstra a sequência de um bom trabalho que já vinha aparecendo nas ligas”, disse. “Até pelo número de atletas, acredito na permanência da modalidade nos próximos jogos”.